Notícias

Denúncias

Novos flagrantes de carros na calçada no Rio 

Novos flagrantes de carros na calçada no Rio

Carros na calçada RioInternauta registrou novos flagrantes de irregularidades no trânsito do Rio de Janeiro, outra vez, veículos estacionados na calçada atrapalham o trânsito e colocam os pedestres em risco. “Todos os dias na Rua Leocádio Figueiredo, calçada do shopping Jardim Guadalupe, em Guadalupe, carros estacionam sobre a calçada, por mais de 150 metros”, conta o internauta que flagrou a ocorrência. Ainda segundo ele, às vezes os guardas municipais vão até o local, multam os veículos irregulares, porém horas depois outros veículos tomam o lugar daqueles que foram multados.

“É preciso colocar barreiras, como ‘gelo baiano’ nas calçadas para impedir o estacionamento no local, caso contrário o risco continuará”, argumenta.

Entramos em contato com a Guarda Municipal do Rio de Janeiro e solicitamos a fiscalização no local. Em nota, a GM-Rio informa que a rua Leocádio Figueiredo, em Guadalupe, recebe fiscalização de guardas do 2º Grupamento Especial de Trânsito (2º GET / Zona Norte) em horários aleatórios para coibir infrações de trânsito como o estacionamento na calçada. Durante todo ano de 2014, a fiscalização do 2º GET nessa via resultou na aplicação de 132 multas por diversas irregularidades incluindo o estacionamento na calçada. Além disso, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) rebocou 106 veículos na via no mesmo período. mSobre a sugestão de instalação de barreiras, a Guarda Municipal diz que é responsável pela fiscalização do trânsito e não pela instalação de obstáculos.

De acordo com o artigo 181, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) o estacionamento na calçada é considerada uma infração grave, com penalidade de multa de R$ 127,69 e medida administrativa de remoção do veículo, além da perda de cinco pontos na CNH.

Segundo o órgão, a população pode solicitar a fiscalização da GM-Rio por meio da Central 1746, da Prefeitura do Rio, que funciona 24h.

Fotografou algum flagrante de irregularidade no trânsito da sua cidade? Encaminhe para o Portal do Trânsito, clique aqui.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']