Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Novos flagrantes de carros na calçada no Rio


Por Mariana Czerwonka Publicado 26/01/2015 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h57
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Carros na calçada RioInternauta registrou novos flagrantes de irregularidades no trânsito do Rio de Janeiro, outra vez, veículos estacionados na calçada atrapalham o trânsito e colocam os pedestres em risco. “Todos os dias na Rua Leocádio Figueiredo, calçada do shopping Jardim Guadalupe, em Guadalupe, carros estacionam sobre a calçada, por mais de 150 metros”, conta o internauta que flagrou a ocorrência. Ainda segundo ele, às vezes os guardas municipais vão até o local, multam os veículos irregulares, porém horas depois outros veículos tomam o lugar daqueles que foram multados.

“É preciso colocar barreiras, como ‘gelo baiano’ nas calçadas para impedir o estacionamento no local, caso contrário o risco continuará”, argumenta.

Entramos em contato com a Guarda Municipal do Rio de Janeiro e solicitamos a fiscalização no local. Em nota, a GM-Rio informa que a rua Leocádio Figueiredo, em Guadalupe, recebe fiscalização de guardas do 2º Grupamento Especial de Trânsito (2º GET / Zona Norte) em horários aleatórios para coibir infrações de trânsito como o estacionamento na calçada. Durante todo ano de 2014, a fiscalização do 2º GET nessa via resultou na aplicação de 132 multas por diversas irregularidades incluindo o estacionamento na calçada. Além disso, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) rebocou 106 veículos na via no mesmo período. mSobre a sugestão de instalação de barreiras, a Guarda Municipal diz que é responsável pela fiscalização do trânsito e não pela instalação de obstáculos.

De acordo com o artigo 181, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) o estacionamento na calçada é considerada uma infração grave, com penalidade de multa de R$ 127,69 e medida administrativa de remoção do veículo, além da perda de cinco pontos na CNH.

Segundo o órgão, a população pode solicitar a fiscalização da GM-Rio por meio da Central 1746, da Prefeitura do Rio, que funciona 24h.

Fotografou algum flagrante de irregularidade no trânsito da sua cidade? Encaminhe para o Portal do Trânsito, clique aqui.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *