Notícias

Notícias

O que exatamente é o Seguro DPVAT? 

Letícia Moreira

Anualmente todos os motoristas devem pagar o Seguro Obrigatório DPVAT, variando a data de acordo com cada Estado. Pelo motivo de o prêmio (valor pago pelo segurado) estar anexado às taxas do veículo, muitas pessoas desconhecem sua origem, assim como os direitos que podem ser exigidos através deste meio. Outro fator problemático, é que muitos cidadãos que não possuem um veículo automotor não sabem que, assim como os proprietários, também têm direito aos benefícios do DPVAT.

É o que afirma o diretor de Relações Institucionais da Seguradora Líder, José Márcio Barbosa Norton. “A totalidade da população brasileira potencialmente está garantida, qualquer pessoa que venha a se envolver em um acidente, que sofra dano pessoal, de veículo automotor terrestre, está garantido por esse seguro” diz Norton.

O Seguro Obrigatório serve para cobrir os Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre e, desde 2008, está conveniado à Seguradora Líder. Cobrindo apenas danos pessoais, o seguro garante indenização em casos de morte e invalidez permanente, nos valores de R$ 13.500,00 no primeiro caso e, no segundo, de até a mesma quantia, variando o grau da invalidez. Além destes casos, o seguro também garante a quantia de até R$ 2.700,00 para reembolso de despesas médicas e hospitalares.

Surgimento do DPVAT

Há 38 anos, pela Lei nº 6194/74, o DPVAT vigora em todo o território nacional e garante benefícios a todos os envolvidos no acidente, independendo de culpa, assim como identificação do veículo. Mas como acionar o seguro? O procedimento é simples, fácil e não é necessário o apoio de intermediários. De início, há diversos documentos que devem ser levados a um dos pontos de atendimento que, hoje em dia, já são 1.948 em todo o Brasil. Cada caso exige um tipo diferente de documentação, consulte o seu pelo site www.dpvatsegurodotransito.com.br ou entre em contato com um atendente pelo Serviço de Atendimento ao Cliente no 0800 022 12 04.

A entrada na solicitação pode ser feita dentro do período de três anos, tomando como partida a data do acidente. Depois de encaminhado, o pedido demora até 30 dias para ser resolvido. O processo pode parecer complicado, mas mesmo assim não deve ser deixado de lado. Poucos têm o conhecimento de seus benefícios, mas é um direito de todo cidadão.

Benefícios DPVAT


Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']