Notícias

Notícias

OPAS/OMS lançam no Brasil manual ‘Segurança de Pedestres’ 

OPAS/OMS lançam no Brasil manual ‘Segurança de Pedestres’

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lançaram no Brasil o manual “Segurança de Pedestres”. O documento enfatiza importância de uma abordagem abrangente e holística, que inclui engenharia de trânsito, legislação, fiscalização e também medidas voltadas ao comportamento.

O objetivo é contribuir o para o fortalecimento da capacidade local para implementar medidas para a segurança de pedestres em todo o mundo.

Todos os anos, mais de 270 mil pedestres perdem a vida no trânsito, enquanto outros milhões sobrevivem com lesões, muitos deles permanentemente incapacitados. Nas Américas, as mortes de pedestres representam cerca de 20% do total de todas as mortes no trânsito. Nos países andinos a proporção supera 40%.

O manual também chama a atenção para o fato de que a prevenção de muitas das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) – como as doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e o diabetes -, que respondem por cerca de 70% das mortes do país, poderia se dar pelo incentivo à prática da atividade física, o que inclui o chamado “transporte ativo” (ciclismo e caminhadas), que ainda tem benefícios ambientais relacionados.

Por outro lado, cânceres e doenças das vias aéreas inferiores podem ter relação com a poluição atmosférica. Em São Paulo, por exemplo, os gases poluentes, produzidos em grande parte por veículos, já respondem por mais mortes que os acidentes de trânsito.

Para acessar o manual em português, clique aqui.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']