Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Ortopedistas alertam sobre perigo de dirigir alcoolizado


Por Mariana Czerwonka Publicado 29/09/2012 às 03h00 Atualizado 09/11/2022 às 00h03
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Na próxima segunda-feira, dia 1º de outubro, médicos ortopedistas farão panfletagem na avenida Frei Serafim para alertar a população sobre a importância de adotar uma postura responsável no trânsito, como não dirigir alcoolizado e não pegar carona com quem bebeu.

A iniciativa faz parte da campanha nacional “Álcool x Direção: uma mistura que não combina!” que, em Teresina, está sendo realizada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Piauí (SBOT-PI).

O presidente da entidade, Vinícius Nascimento, diz que a proposta é expor à população o sofrimento vivenciado pelos ortopedistas nos prontos-socorros. Pesquisa divulgada recentemente mostra que o Hospital de Urgência de Teresina recebe diariamente cerca de 40 vítimas da violência no trânsito. Só no primeiro semestre desse ano foram quase 9 mil atendimentos a pessoas que sofreram acidentes de trânsito e a ingestão de bebidas alcoólicas está relacionada a boa parte deles.

“Todos os dias, nós, que estamos na linha de frente dos prontos-socorros, nos deparamos com a dor das vítimas e com o sofrimento das famílias que perdem seus entes queridos”, lamenta o médico Vinícius Nascimento. Durante este mês de setembro, a SBOT-PI distribuiu cartazes e folders em hospitais, clínicas e órgãos públicos com um apelo à população para que respeite as leis de trânsito de um modo geral, como o limite de velocidade permitido e o uso do cinto de segurança ou capacete, além de não utilizar celular enquanto estiver dirigindo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo morrem em decorrência de acidentes no trânsito, enquanto 50 milhões ficam feridas. Dados como esse colocam o trânsito no topo de um triste ranking: o de mortes na faixa etária dos 15 aos 29 anos.

Fonte: Cidade Verde

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *