Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Os cuidados de quem anda sobre duas rodas


Por Mariana Czerwonka Publicado 26/01/2015 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h57
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Cuidados com motociclistasO uso da motocicleta vem se tornando cada vez maior nas metrópoles e cidades. Isso é o resultado de sua grande praticidade, velocidade de locomoção e a possibilidade de vencer o tráfego de cada dia.

O número de motociclistas cresce em medida proporcional a diminuição do seu tempo, e entre rápidas manobras eles deixam de ser um reflexo em seu retrovisor e se vão entre corredores formados por carros. Porém, a velocidade cobra seu preço, e para estar preparado para isso, é de grande importância dar a devida atenção aos cuidados no trânsito e aos equipamentos de proteção que farão a diferença em caso de acidentes.
Para isso, o DER reuniu algumas dicas voltadas para esses aventureiros sobre duas rodas. Confira abaixo.
Use o capacete corretamente
O seu uso deve ser frequente e indispensável. A escolha do modelo e tamanho correto é essencial para evitar que se desprenda de sua cabeça. Por isso atenção na trava de segurança do capacete (jugular), não deixe folgas em excesso. A viseira é o seu para-brisa, lhe protegerá do vento, objetos soltos na via, areia, insetos e entre outras coisas que podem lhe comprometer a visão.
Escolha roupas resistentes
Na motocicleta o condutor está exposto às condições climáticas e a própria via. Por isso, estar vestindo roupas feitas de tecido grosso, botas de couro e se possível luvas, é o ideal para pilotar com mais segurança. Outra dica é usar faixas adesivas refletoras em suas vestes, assim os motoristas poderão lhe ver com mais facilidade, evitando o risco de atropelamentos.
Assuma uma condução defensiva
Na moto, é bastante comum ver os motociclistas cortando luz, buzinando e utilizando os “corredores” como rota de fuga. Evite esse costume. O risco de acidentes é sempre presente, pois a chance de entrar no “ponto cego” do motorista é grande. E quando se é piloto, ser visto é essencial.
Faça revisões periódicas em sua moto
Isso lhe garantirá um maior rendimento e evitará imprevistos. Por isso, confira a calibragem dos pneus, o funcionamentos das setas, faróis, freios, buzinas e etc. Esse investimento com certeza só lhe trará benefícios.
No mais, o bom senso é o seu maior aliado, não se deixe vencer pela pressa.
Fonte: DER/PE

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *