Notícias

Notícias

Padronização de faixas promete diminuir acidentes com pedestres 

Padronização de faixas promete diminuir acidentes com pedestres

Travessia elevada para pedestresA medida adotada pelo Conselho Nacional de Trânsito publicada ontem (09) no Diário Oficial da União espera reduzir o número de acidentes em faixas de pedestres. Com a regulamentação, tudo será padronizado, a altura será a mesma da calçada, a rampa por onde passa o carro será levemente inclinada e faixas amarelas devem chamar mais atenção.

Esse modelo foi inspirado nas faixas utilizadas em vários locais espalhados pelo mundo, onde a utilização de faixas elevadas diminuíram o número de acidentes envolvendo pedestres.

Conforme a resolução, do órgão de trânsito deve adotar as providências necessárias. ” Ela foi publicada ontem (9), no Diário Oficial da União, e temos um prazo de 360 dias para fazer essas alterações (remoção, adequação…).

Segundo especialistas essas faixas elevadas facilitam a visibilidade do pedestre, na hora em que o motorista estiver trafegando. Com a regulamentação, elas só serão colocadas em vias onde a velocidade permitida não exceda 40km/h.  Na normativa do conselho as outras faixas que estiverem fora do padrão devem ser alteradas até junho de 2015.

E segundo o Código Nacional de Trânsito aquele que não der preferência para o pedestre atravessar na faixa, sofrerá penalidade considerada gravíssima, com multa que chega a 7 pontos na carteira.

Fonte: O Correio News

Artigos Recomendados Para Você

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *