Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Passou na prova e a PPD não chegou? Veja orientações do Detran/ES


Por Mariana Czerwonka Publicado 05/03/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Se o candidato finalizou o processo de habilitação e a PPD não chegou, o problema pode estar na atualização do endereço. O Detran/ES explica o que fazer.

Muitas pessoas que finalizam o processo de habilitação, adição, mudança de categoria e renovação da CNH, estranham a demora para o recebimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD), no caso de primeira habilitação. Isso pode acontecer por alguns motivos que foram esclarecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES).

De acordo com o órgão, o documento pode ter retornado ao Detran/ES. Veja o que fazer nesses casos.

Após a conclusão do processo de Habilitação e emissão da CNH ou PPD, o documento é enviado via Correios para o endereço registrado no Detran/ES. Caso o condutor esteja com o endereço desatualizado ou não tenha ninguém para assinar o recebimento do objeto, a carteira retorna para a agência dos Correios informada no rastreio. Lá o condutor pode retirá-la apresentando o código de rastreio e um documento oficial com foto.

Passados sete dias sem que o condutor busque o documento nos Correios, as CNHs ou PPDs retornam para a sede do Detran/ES, no bairro Mata da Praia, em Vitória. Essa informação é válida para condutores registrados em Vila Velha, Serra e Vitória.

Já no caso dos condutores de Cariacica, o documento pode ser retirado no Faça Fácil de Cariacica. No interior do Estado, os documentos voltam para a Ciretran ou Posto de Atendimento Veicular (PAV) do município.

O condutor deve se dirigir ao local e retirar o documento. Não é preciso fazer agendamento prévio, sendo obrigatória a apresentação do documento de identificação.

O Detran/ES orienta que, antes de se dirigir a uma unidade para retirar o documento, o condutor deve se certificar de que o processo foi concluído. Além disso, que o documento retornou para o remetente.

Para isso, o interessado deve verificar o andamento do processo no serviço ‘Acompanhamento de processos de CNH’, no site do Detran/ES e consultar o código de rastreio no site dos Correios. Caso o processo conste como “em andamento”, o condutor deve verificar se há alguma pendência de documentos com a Clínica credenciada, se estiver em processo de Renovação da CNH, ou com o Centro de Formação de Condutores (CFC), nos casos de primeira habilitação, mudança ou adição de categoria.

“É importante que o condutor mantenha todos os seus dados de endereço, celular e e-mail atualizados no Detran. Dessa forma, ficará mais fácil receber o documento e as notificações do órgão. Orientamos que o condutor sempre acompanhe o andamento do processo no nosso site. E, também, utilize a versão digital da CNH enquanto o documento físico não chega”, explicou o diretor geral do Detran/ES, Givaldo Vieira.

Acompanhamento do processo 

Conforme o Detran/ES, o cidadão pode acompanhar o andamento do processo de Primeira Habilitação, Renovação, 2ª via, adição ou mudança de categoria no site do órgão. Basta acessar o serviço “Acompanhamento de processo de CNH”, no banner Habilitação. É preciso ter cadastro no Portal Acesso Cidadão. Na página de acompanhamento, estão disponibilizados, por exemplo, cada andamento do processo e, após a conclusão, o código de rastreio dos Correios.

Após a emissão do documento e postagem nos Correios, o Detran/ES também envia um SMS para o celular registrado no prontuário do condutor. A mensagem contém o código de rastreio do documento e CEP de entrega. Dessa forma, o cidadão também poderá acompanhar o envio do documento no site www.correios.com.br.

Para receber o SMS, é necessário que, ao abrir o processo no Detran/ES, o condutor cadastre o seu número do celular e endereço de e-mail corretos. Eles são validados pelo sistema do órgão.

Além disso, após a triagem do processo na Clínica ou CFC, o condutor também recebe as informações no seu e-mail para baixar a versão digital da CNH no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Atualização de endereço 

É muito importante que o condutor mantenha sempre seu endereço atualizado no Detran/ES. Isso irá facilitar a comunicação do órgão e, além disso, evitar problemas com retorno do documento. A atualização pode ser feita de forma on-line no serviço “Alteração Online de endereço”, no banner “Habilitação”. Antes de tudo é preciso ter cadastro no portal Acesso Cidadão.

“É importante ressaltar que essa atualização de endereço vai servir para não ter problemas futuros com o envio de documentos ou notificações do órgão para o condutor. Bem como, não interferirá no recebimento da CNH, após o retorno dos Correios”, informou o órgão.

Além do endereço, também é importante que o condutor mantenha o e-mail, bem como o celular atualizados. Caso tenha mudado o celular ou e-mail, o condutor pode enviar uma mensagem de texto pelo Telegram. Os números da área de “Habilitação” são: (27) 99943-6442 ou (27) 99979-0623. Nesse sentido, deve-se enviar uma mensagem única com uma foto do condutor segurando um documento de identificação próximo ao rosto. Além disso, número do CPF, e-mail e telefone celular com DDD.

Com informações do Detran/ES

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *