Notícias

Notícias

Período de chuva exige cuidado redobrado de motoristas 

A redução da visibilidade e a pista escorregadia, que dificulta frenagem e manobras, costumam aumentar os riscos de acidentes de trânsito em dias de chuva, sobretudo envolvendo motocicletas.

Portanto, se não puder evitar o trânsito nesses momentos tenha cuidado ao dirigir, alerta o Detran-Tocantins. A base da direção defensiva em dias de chuva é redobrar a atenção, é o que aponta a diretora de Educação para o Trânsito e Qualificação de Pessoal do Detran-TO, Áurea Liz de Morais.“Medidas preventivas devem ser adotadas ao pilotar uma motocicleta ou qualquer outro veículo em pista molhada. Todas as dicas são importantes, mas a maior atenção do condutor é fundamental”, ressaltou.

Segurança

A diretora aponta sugestões que podem salvar vidas, primeiramente quanto às condições da via. Cuidado com água na pista, que pode esconder pedras e até buracos com profundidade capaz de fazer o veículo perder o contato com o solo. Manchas no asfalto podem indicar a presença de substâncias escorregadias, desníveis ou objetos soltos. Faixas de sinalização, quando molhadas, ficam lisas.

Evite trafegar em locais que costumam concentrar a sujeira do asfalto, como o interior de curvas e rotatórias. Nas condições de chuva, cujo período se estende até abril no Tocantins, os faróis têm que permanecer sempre acesos e as frenagens devem ser gradativas e contínuas, medidas estas que aumentam a segurança também em pistas secas. O condutor deve, ainda, reduzir a velocidade, dirigir segurando firmemente o guidão e não realizar giros bruscos.

Precaução para evitar acidentes durante as chuvas

Para o mototaxista Fausto Barreto Guimarães, são raros os casos de acidentes envolvendo sua classe profissional, por estarem sempre atentos à segurança. “Nós mototaxistas estamos vigilantes aos mínimos detalhes, pois transportamos vidas, inclusive a nossa”, disse. Guimarães acrescentou, segundo sua experiência, que nas primeiras chuvas o perigo é maior, pois as pistas costumam ter óleo e sujeira que as deixam escorregadias.

Equipamentos

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os equipamentos de segurança são indispensáveis para o motociclista em qualquer situação climática. O uso do capacete, botas, luvas e roupas apropriadas, como capa e macacão impermeável, pode salvar vidas. O condutor deve ficar atento também às condições de uso da viseira ou óculos de proteção, que devem ser mantidos limpos.

Do veículo

Manter qualquer veículo revisado e em boa condição de uso é uma obrigação, que é fundamental para evitar acidentes. Os pneus sem manutenção adequada costumam são grandes responsáveis pela instabilidade do veículo, condição que se agrava na chuva. Estes devem ter sua pressão de ar diminuída e possuir sulcos superiores a 1,0 mm (no caso de motos) e 1,6 mm (carros), de acordo com a legislação brasileira.

Frota

Segundo dados do Detran-TO, por meio do Sistema Detran-Net, o Tocantins conta com aproximadamente 214 mil motocicletas, que representam cerca de 50% da frota do estado.

Fonte: Primeira Página


Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *