Notícias

Instrutor e CFC

Pesquisa busca traçar o perfil do instrutor de trânsito brasileiro 

Pesquisa busca traçar o perfil do instrutor de trânsito brasileiro
Os instrutores são responsáveis pela formação de milhões de condutores em todo o país. Foto: Arquivo Tecnodata.

Se você atua na formação de condutores, pode participar e ajudar a compor o retrato atual do instrutor de trânsito no Brasil. Veja como!

Exigência de categoria D
Os instrutores são responsáveis pela formação de milhares de condutores em todo o país. Foto: Arquivo Tecnodata.

Compor o retrato atual do instrutor de trânsito no Brasil. Esse é o objetivo da pesquisa que está sendo realizada pela professora Adriana Modesto, doutora em Transportes e mestra em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília – UnB.  “Desde 2018 venho investigando o processo formativo para a obtenção da CNH e o papel dos profissionais responsáveis pela referida formação. Concluí que o segmento laboral tem sido ou negligenciado ou ocupado pouco espaço nas discussões em favor de um trânsito mais seguro, mobilizando os esforços para essa pesquisa”, explica.

O público alvo da pesquisa são os instrutores de trânsito brasileiros que atuam na formação de condutores – categorias A e B.

Ainda conforme a pesquisadora, o questionário aborda perfil, caracterização da dinâmica laboral, aspectos da saúde. Além de percepções quanto à formação de condutores, prática pedagógica e entendimento quanto às recentes alterações no CTB e à segurança viária. “Certa da relevância, pertinência e potenciais benefícios, solicito a colaboração tanto no preenchimento como na divulgação dessa pesquisa”, requisita.

De acordo com Modesto, a pesquisa é de extrema relevância.

“Tendo em vista as estatísticas de sinistros de trânsito no contexto brasileiro, sendo o fator humano preponderante na causa desses eventos, assim como o papel ocupado pelos referidos profissionais no processo de formação para o trânsito”, finaliza.

Para participar da pesquisa, clique aqui.

 

 

Artigos Recomendados Para Você

1 Comentário

  1. Wèdja dos Santos Vasconcelos

    A PPD, deverá restringir apenas as eodovias interestaduais dependo se a cidade não for cortada pelo meio de uma dessas rodovias e a pontuação da carteira ser a mesma. Muitos motorista novatos guardam e após um ano, quando podem trocar pela permanente é que voltam a conduzir.

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']