Quando analisamos as estatísticas as estatísticas envolvendo motos, os números são impressionantes. As motos representam aproximadamente 7% da frota brasileira de veículos, mas estão envolvidas em 35% dos acidentes. Agora vamos às boas notícias. A grande maioria dos acidentes pode e deve ser evitada. Em alguns países como Japão, por exemplo, apesar do trânsito muito mais intenso, proporcionalmente o número de vítimas no trânsito é nove vezes menor do que o nosso. O conjunto de técnicas utilizadas para evitar os acidentes no trânsito é chamado de Direção Defensiva, que inicialmente foi desenvolvido para os condutores em geral. No caso específico dos condutores de motocicletas, podemos denominar estas técnicas de Pilotagem Defensiva. Pilotar Defensivamente tem como objetivo evitar acidentes, apesar das condições adversas e das ações dos demais usuários do trânsito.
Mariana Czerwonka
Artigos Recomendados Para Você
CNH vencida em 2022: quanto tempo tenho para renovar?
De acordo com o CTB, é permitido dirigir por até 30 dias com a CNH vencida. Veja estados em que esse prazo foi prorrogado. Aos poucos o calendário de renovação…
Ignorando parecer técnico, Contran propõe tornar curso teórico facultativo na formação de condutores
Tornar o curso teórico facultativo não foi tema discutido pelos especialistas da Câmara Temática do Contran, mas surgiu na proposta de minuta. Veja o que dizem especialistas! A Secretaria Nacional…