Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

PL prevê adicional no salário do motorista de transporte de carga


Por Agência de Notícias Publicado 15/08/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h05
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Pelo texto, adicional será pago se houver acréscimo de atividades na jornada do motorista de transporte de carga.

O Projeto de Lei 1770/22 determina que o acréscimo de atividades na jornada do motorista de transporte de carga exigirá um adicional de no mínimo 15% nos salários e benefícios pagos ao profissional. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Conforme a proposta, o acréscimo de atividades acessórias ou complementares, inclusive relativas ao processo de entrega ou descarga de mercadorias, deverá ser previsto em convenções e acordos coletivos de trabalho. Além disso, será preciso respeitar as condições de saúde e de segurança dos motoristas de cargas.

“Tomei conhecimento desse fato. Empresas de transporte obrigam motoristas de empresas a realizar a entrega e a descarga de mercadorias, embora isso não tenha definição por contrato”, afirmou a autora da proposta, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR).

“A proposta pretende evitar práticas abusivas”, disse.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; bem como de Constituição e Justiça e de Cidadania.

As informações são da Agência Câmara de Notícias

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *