Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Plataforma oferece praticidade aos passageiros do transporte público de São Paulo


Por Pauline Machado Publicado 30/07/2022 às 21h00 Atualizado 08/11/2022 às 21h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Passageiros do transporte público paulista e região metropolitana de São Paulo podem usar uma série de alternativas e facilidades.

Desenvolvido pela Autopass, empresa privada de soluções para mobilidade e bilhetagem eletrônica do Brasil, em parceria com a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, o sistema da Plataforma TOP chega ao mercado disponibilizando aos passageiros do transporte público paulista e região metropolitana de São Paulo, uma série de alternativas e facilidades.

Lançada em dezembro de 2020, com a inclusão simultânea do Bilhete Digital QR Code e do Aplicativo, o TOP é uma plataforma de serviços integrados que une a mobilidade urbana ao dia a dia de todos os cidadãos, com uma linguagem acessível para os passageiros.

Desde então, uma série de novidades em produtos e serviços vêm sendo implementadas, visando modernizar e simplificar a bilhetagem eletrônica e os meios de pagamento no transporte público paulista. Dentre elas destacam-se a ampliação dos canais de venda, diversificação das formas de pagamento e a possibilidade de compra do bilhete digital QR Code antes mesmo do passageiro chegar às estações.

Em 2021, as principais novidades foram o lançamento do WhatsApp TOP como novo canal para compra do Bilhete Digital QR Code e a chegada do Cartão TOP SP, uma opção que viria a substituir o cartão BOM com novas funcionalidades, como Conta Digital, Débito e Crédito. “É pouco tempo para mudanças tão transformadoras e significativas no transporte público de São Paulo. Simplificar a mobilidade com novas soluções e tecnologias, transformando positivamente a jornada das pessoas é o verdadeiro propósito da Autopass, e estamos conseguindo colocar isso em prática em São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo, por meio do TOP”, destaca Rodney Freitas, CEO da Autopass.

Funcionalidades da Plataforma para transporte público de São Paulo

Bilhete Digital QR Code TOP

Entre as novidades implementadas pela Plataforma TOP, o Bilhete Digital QR Code TOP trouxe mais tecnologia e comodidade para quem usa CPTM e Metrô. Lançada em dezembro de 2020, a solução substituiu definitivamente em abril do ano passado o bilhete unitário tradicional Edmonson, que até então era comprado somente nas bilheterias das estações e tinha como única forma de pagamento o dinheiro em espécie.

Agora, o Bilhete QR Code já está em fase de implantação para ser usado em breve também nos ônibus intermunicipais da região metropolitana de São Paulo.

Além de permanecer disponível por tempo indeterminado no aplicativo TOP, facilitando o planejamento de trajetos, o bilhete digital oferece outras vantagens. Como, por exemplo, a possibilidade de fazer um print na tela e usar o bilhete mesmo quando não houver conexão com a internet. Além, é claro, de poder ser adquirido na versão digital para smartphone ou na versão impressa em papel a partir dos canais de vendas.

Aplicativo TOP

O aplicativo TOP é uma alternativa rápida para adquirir os Bilhetes Digitais QR Code, utilizado para embarques no Metrô e na CPTM. E, também, comprar créditos no cartão TOP SP por meio de cartão de crédito, débito e PIX. Ficando disponível para uso diretamente no aplicativo logo após a conclusão da compra.

Pode ser baixado no Google Play ou na Apple Store, sendo necessário fazer um cadastro com senha de acesso. Além da utilização no transporte público, no caso do cartão TOP SP híbrido, o app permite acessar a Conta Digital TOP e fazer todo o controle de gastos no cartão.

WhatsApp Oficial TOP

Para comprar seus bilhetes pelo WhatsApp Oficial TOP, basta enviar um ‘oi’ para o número (11 3888-2200) e seguir as orientações para compra das passagens.

Nesta modalidade o pagamento é feito somente por PIX no aplicativo do banco. O QR Code de cada passagem que se adquire, o sistema envia automaticamente ao WhatsApp do comprador. Dessa forma, servindo como bilhete digital a se mostrar no leitor de QR Code instalado nas catracas.

Além da compra de passagens, o aplicativo de mensagens permite recarregar o cartão TOP SP e solicitar atendimento para eventuais dúvidas.

Vale ressaltar que durante o processo de compra, é sempre importante observar se há o sinal de verificação do WhatsApp. Em outras palavras, isso deve ser feito para ter certeza de que está conversando com o assistente virtual oficial do TOP.

De acordo com a plataforma, desde o seu lançamento, em junho de 2021, as vendas de bilhetes por meio do WhatsApp TOP já ultrapassaram a marca de 1,5 milhão de unidades.

Pontos comerciais TOP

Para a compra antecipada das passagens em dinheiro e recarga de cartão, a plataforma TOP conta com mais de 8 mil pontos de venda. Ou seja, eles estão em estabelecimentos comerciais credenciados distribuídos pela Capital e região metropolitana de São Paulo. É uma opção para quem pretende adquirir os bilhetes perto de casa, do trabalho ou durante o deslocamento.

Veja a lista completa dos pontos de venda:

https://www.boradetop.com.br/#/bilhete-digital#onde-comprar

ATMs TOP

Indicada para quem precisa ou prefere comprar os bilhetes na própria estação do Metrô e da CPTM são as mais de 800 máquinas de autoatendimento. Alternativas adicionais às bilheterias, as ATMs permitem comprar até 2 bilhetes QR Code com cartão de débito, assim como recarregar o Cartão TOP SP.

Novo Cartão TOP SP

É possível usar o novo Cartão TOP SP para embarque nas estações da CPTM, do Metrô bem como nas linhas intermunicipais da EMTU. Assim como o cartão BOM, oferece desconto de R$ 1,50 na integração entre as viagens de ônibus e trens.

Nesse sentido, o cartão TOP SP pode ser solicitado de forma simples por meio de agendamento no site www.boradetop.com.br/#/agendatransporte, com retirada programada em uma das unidades credenciadas para o serviço, ou ainda pelo aplicativo TOP, com entrega em domicílio e cobrança de taxa de entrega de R$ 22,30.

Outra novidade do cartão TOP SP é que, além da versão puro Transporte, está também disponível o TOP híbrido. Este oferece adicionalmente as funções débito assim como crédito.

As opções são: TOP Transporte, TOP Conta Digital Débito ou TOP Crédito (mediante aprovação de cadastro). O cartão híbrido não é obrigatório, e o passageiro, se preferir, pode sempre optar pelo cartão somente com a função de transporte.

Números da Plataforma TOP

De acordo com Rodney Freitas, CEO da Autopass, a plataforma TOP já superou a marca de 1,1 milhão de cartões TOP SP emitidos. Além disso, mais de 1,3 milhão de cadastros no aplicativo TOP. Os Bilhetes Digitais QR Code utilizados no transporte, por exemplo, já ultrapassaram 185 milhões de unidades vendidas.

Para mais informações sobre todas as funcionalidades da plataforma TOP, acesse o site www.boradetop.com.br ou pelo WhatsApp, (11) 3888-2200, cujo atendimento é 24 horas, todos os dias da semana.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *