Notícias

Notícias

Portal do Trânsito mostra o passo a passo para recuperação da CNH 

Portal do Trânsito mostra o passo a passo para recuperação da CNH
Foto: Arquivo Tecnodata.
Suspensão da CNH
O infrator que faz o curso de reciclagem deve aproveitar a oportunidade para reconhecer os erros e mudar comportamentos.

Cometer infrações de trânsito é uma atitude muito comum entre os condutores brasileiros. Segundo estudo realizado com base nas estatísticas dos Detrans do País, de cada 10 condutores, seis cometem infrações regularmente.

De acordo com o especialista em trânsito e diretor do Portal Celso Alves Mariano, mesmo sendo contra as regras, o condutor não deve desrespeitá-las. “Mesmo que o cidadão seja contra a norma, é seu dever respeitá-la e procurar outros meios de defender a sua opinião. Cometer infrações de trânsito é uma atitude que pode levar a graves acidentes”, diz.

Para os condutores que cometem infrações de trânsito com frequência há algumas consequências como a suspensão do direito de dirigir. Essa penalidade é imposta aqueles que cometem certos crimes ou infrações ou ainda para o infrator que atinge a contagem de vinte pontos, no período de 12 (doze) meses.

O condutor que teve o direito de dirigir suspenso deve seguir algumas regras para conseguir recuperar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Acompanhe o passo a passo.

Entrega da CNH

Assim que o condutor é notificado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de que teve o direito de dirigir suspenso, ele terá um prazo para apresentar a defesa.

Se a defesa não for aceita, o condutor terá a CNH suspensa pelo tempo correspondente à penalidade cometida e ao número de pontos registrados no prontuário. Nesse momento ele deve entregar a CNH ao Detran e não pode dirigir. “Se o condutor for flagrado pela autoridade de trânsito conduzindo um veículo estando com a carteira suspensa, a CNH é cassada”, explica o especialista.

Pagamento de taxas

Para conseguir marcar as aulas do curso de reciclagem, o infrator deverá emitir e pagar o boleto com a taxa referente. Esse valor pode variar de estado para estado.

Coleta de imagem e biometria

Se o motorista ainda não tiver esses dados cadastrados, deverá procurar o Detran de seu estado para cadastrá-los.

Prazos de penalidades

Para infratores não reincidentes na penalidade de suspensão do direito de dirigir, o prazo pode variar de 01 a 12 meses. Já para os infratores reincidentes, pode ser de 6 a 24 meses.

Curso de reciclagem

O curso de reciclagem, que tem carga horária de 30 horas/aula, é obrigatório ao infrator com direito de dirigir suspenso, ou que tenha provocado acidente grave, ou ainda, que tenha sido condenado por delito de trânsito. O curso poderá ser realizado em duas modalidades: presencial ou à distância, dependendo do órgão executivo de trânsito de cada Estado.

Recuperação da CNH

Depois de realizado o Curso de Reciclagem, feita a prova no Detran e cumprida a penalidade imposta pelo Detran, o condutor terá a CNH recuperada e poderá voltar a dirigir.

Aprender com a lição

O infrator que faz o curso de reciclagem deve aproveitar a oportunidade para reconhecer os erros e mudar comportamentos. “Condutor consciente comete menos infração e consequentemente diminui os riscos de se envolver em acidente”, finaliza Mariano.

Artigos Recomendados Para Você

8 Comentários

  1. Marcos MARCEL de souza

    Ja fiz a reciclagem pelo detran como faço pra pegar a cnh

  2. JOSE DOS REIS FAGUNDES

    Fiz a reciclagem e entreguei o certificado no Poupatempo, até o momento o Detran não zerou a pontuação, preciso da CNH agora

  3. Alberto

    Acabei a suspensão dia 15/11 já entreguei o certificado no poupa tempo, mas ainda não desbloquearam a minha E-CNH, posso dirigir ou tenho que esperar a boa vontade do Detran?
    Uso o carro para trabalhar e já estou com dificuldades.

    1. Mariana Czerwonka

      Alberto

      Se a CNH ainda consta como suspensa no site do Detran/SP você pode ter problemas.

      Equipe Portal

  4. Silvanea da Silva Evangelista

    Quero fazer reciclagem mas preciso entrega minha carta tem outra forma de entrega minha carta sem ser pessoalmente

    1. Mariana Czerwonka

      Silvanea

      De qual estado você fala?

      Equipe Portal

  5. Marcelo Jose silva

    Bom dia silvane,finalizei minha reciclagem no dia 27/03/2021,os meus pontos já zeraram no app do Detran eu posso conduzir meu veiculo com a cnh digital ou tenho que ir no poupa tempo entregar o certificado,tendo em vista que não há datas disponíveis no app do poupa tempo para agendar a entrega do certificado!

    1. Mariana Czerwonka

      Marcelo

      Após o cumprimento do prazo de suspensão e conclusão do curso de reciclagem, o motorista terá sua CNH desbloqueada automaticamente em até 72 horas, segundo o Detran/SP. Veja aqui:

      https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/habilitacao/fichaservico/suspencaoCapital

      Equipe Portal

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']