Trending News

Notícias

Instrutor e CFC

Portal mostra o passo a passo para quem quer tirar a CNH 

Portal mostra o passo a passo para quem quer tirar a CNH

Nos últimos dois anos, a quantidade de novos habilitados caiu 53% no Brasil, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). As justificativas para esse número vão desde a crise econômica até aos novos hábitos de vida e consumo, que incluem preocupação com meio ambiente e saúde.

Mesmo diante desse cenário, muitos jovens ainda veem o carro ou a moto como objeto de desejo e até mesmo uma alternativa rentável para o mercado de trabalho. Por esse motivo, o Portal do Trânsito mostra um passo a passo para quem quer tirar a Carteira Nacional de Habilitação.

Requisitos

jovem_cnh

Para obter a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a habilitação nas categorias A e B, é necessário ser penalmente imputável, ou seja, ter no mínimo 18 anos. Além disso, é necessário que o candidato saiba ler e escrever.  É obrigatório possuir documento de identificação e CPF.

CFC

cfc piloto

 

Para dar início ao processo é preciso escolher um Centro de Formação de Condutores (CFC), a dica do Portal é pesquisar além do preço, a qualidade do ensino ofertado. O CFC é o responsável pelos procedimentos burocráticos junto aos órgãos competentes.

Exame médico e psicológico

letras

Após escolher o CFC, o candidato deve passar pelos exames médico e psicotécnico. Esses exames testarão a visão, a força muscular, pressão arterial, coração, pulmões e saúde mental do candidato. O objetivo é atestar quem tem condições físicas e psíquicas para dirigir.

Etapa teórica

sala de aula_com computador

Após a aprovação nos exames de saúde, tem início a etapa teórica. O curso teórico tem a duração de 45 horas/aula. No final do curso, o candidato recebe um certificado de conclusão e estará credenciado para realizar o exame teórico. A prova teórica conta com, no máximo 30 questões, cuja disposição é proporcional à carga horária de cada disciplina do curso teórico. Para ser aprovado, o candidato deve acertar no mínimo 70% das questões.

LADV

LADV

Se o candidato for aprovado na etapa teórica, ele receberá a Licença para Aprendizado de Direção Veicular (LADV). Com ela em mãos, é possível iniciar a etapa prática. Lembrando que o instrutor sempre deve estar presente junto com o candidato. Se essa regra for desrespeitada, a LADV pode ser suspensa por seis meses.

Etapa prática

CFC_pratico

O curso prático deve ter a duração de, no mínimo, 20 horas/aula para a categoria A, sendo 4 horas/aula realizadas no período noturno. Já para a categoria B deverá ser concluído o curso prático de direção, de no mínimo, 25 horas/aula, distribuídas da seguinte forma:

– 20 horas/aula em veiculo de aprendizagem, sendo 4 horas/aula no período noturno.

– 05 horas/aula obrigatórias em simulador de direção veicular, das quais 01 hora/aula com conteúdo noturno.

– As aulas realizadas no período noturno poderão ser substituídas opcionalmente, por aulas ministradas em simulador de direção veicular, desde que o aluno realize pelo menos uma hora/aula prática de direção veicular noturna na via pública.

Após cumprir a carga horária mínima e ouvir do instrutor que está apto a dirigir, chegou a hora de o candidato realizar o teste prático.

O exame consiste em completar um percurso determinado e supervisionado por examinadores. A reprovação acontece se você cometer uma falta eliminatória ou se suas faltas, combinadas, somarem mais de 3 pontos negativos. Tanto no exame teórico quanto no prático, se houver reprovação, é necessário esperar 15 dias para repetir a prova.

Permissão para Dirigir 

PPD

Quando o candidato é aprovado em todas as fases ele recebe a Permissão para Dirigir (PPD), que é válida por um ano. Durante esse período, se não for multado, por infração grave ou gravíssima, nem reincidir em multa por infração média, o candidato terá direito a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Caso contrário, terá que reiniciar todo processo de habilitação.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *