Notícias

Notícias

Primeira ação das férias: revisar o carro 

Primeira ação das férias: revisar o carro

Manutenção do veículoFim de ano aumenta em até 50% a procura por oficinas em Curitiba, diz sindicato de reparadoras

O verão está chegando e, junto, as férias, o calor, as viagens. E para não protagonizar aquela imagem desoladora de ficar parado à beira da estrada à espera de um reboque ou de um mecânico, não é só com os presentes de Natal e as malas para a viagem de férias que as famílias devem se preocupar. Antes de pegar a estrada, é essencial fazer uma revisão no veiculo não só para garantir a segurança, mas também evitar dissabores em blitze policiais.

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), falhas mecânicas são um dos principais motivos para acidentes em rodovias, ficando atrás apenas da imperícia dos condutores (quando a má atuação do motorista é que provoca o acidente) e  de condições adversas do trânsito (problemas nas vias como má sinalização, buracos, entre outras). Por isso, revisar o carro antes de pegar a estrada é tão importante, como aponta Adir Gnoatto, dono da Mecânica Adir e diretor do Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos (Sindirepa-PR).

“Fazer a revisão é importante para a própria segurança. No final de ano, as pessoas vão viajar com a família, e viajar com segurança é sempre mais tranquilo, tendo a certeza de que vai e volta. Até porque, se a pessoa ficar na estrada, ela terá problemas desagradáveis. Ela tira o final de ano para descansar e acaba se estressando”, afirma Adir. “Além disso, um carro bem revisado traz uma série de vantagens, inclusive na economia de combustível, já que os pneus estarão bem cheios e calibrados”.

Na hora de fazer a revisão, é sempre importante saber o que se deve trocar, até para não torrar todo o dinheiro das férias com serviços desnecessários ou até inexistentes. Existem alguns itens, porém, nos quais uma pessoa nunca deve economizar. Dois deles são as rodas e pneus. Deve-se verificar a pressão, se as rodas estão balanceadas e se a direção está alinhada. Outro item é a suspensão — devendo-se checar amortecedores, buchas e batentes. Por fim, o sistema de freios também merece atenção especial. É bom verificar pastilhas, discos, lonas e fluido.

Segundo Adir, os meses de novembro, dezembro e janeiro são os mais movimentados do ano nas oficinas de reparação, à frente de junho, que recebe grande demanda por conta das férias de julho. Segundo o empresário, no final deste ano a Mecânica Adir está atendendo de 300 a 380 revisões por mês, o que representa um crescimento de 50% na procura pelo serviço.

O que deve ser checado antes da viagem

Calibragem dos pneus e do estepe

Itens obrigatórios de segurança

Lâmpadas externas e internas

Macaco, triângulo e chave de roda

Nível do óleo do motor

Nível da água da bateria

Partes elétricas

Validade do extintor de incêndio

Água do radiador

Fluido de freio

Quantidade de combustível no tanque

Nível do recipiente de água do limpador de para-brisa

Paleta do limpador de para-brisa

Fonte: Bem Paraná

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']