• Tecnodata Reciclagem CNH

Notícias

Instrutor e CFC

Primeira Habilitação: LADV Digital já está disponível no Espírito Santo 

Primeira Habilitação: LADV Digital já está disponível no Espírito Santo
Foto: Arquivo Tecnodata.

O Detran/ES está inovando no processo de Primeira Habilitação. A LADV, documento de porte obrigatório durante as aulas práticas de direção, passou a ser digital.

Resumo da Notícia

  • O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES) passou a disponibilizar a LADV de forma digital.
  • O documento é de porte obrigatório durante as aulas e o exame prático.
  • A medida é mais uma das ações do órgão contra a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Primeira Habilitação LADV Digital
Foto: Arquivo Tecnodata.

A Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), é o documento emitido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em nome do candidato que quer tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que deve ser portado durante as aulas práticas, e está sendo disponibilizado de maneira digital no Espírito Santo.

Segundo o Detran/ES, essa é mais uma iniciativa do programa Detran 100% Digital.

“O Detran/ES implantou a versão digital da Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), possibilitando que o candidato utilize o documento no seu aparelho celular durante as aulas e a prova prática”, informou.

O órgão informou também, que a partir de agora, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) poderão enviar o documento por e-mail para o aluno. O candidato à primeira habilitação poderá baixar a Licença em seu aparelho de telefone ou imprimir e utilizar a versão física. Até a implantação da versão digital, o documento deveria ser impresso em papel comum pelo CFC e utilizado pelos candidatos na direção do veículo.

De acordo com o diretor-geral do Detran/ES essa medida faz parte das ações do órgão no enfrentamento da pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19).

“A LADV no formato online é um avanço e poderá ser utilizada pelo aluno durante as aulas práticas e a prova, tendo o mesmo valor que o documento físico. O candidato poderá apresentar o documento no celular sempre que solicitado e sua autenticidade será conferida por meio do QR Code, evitando o manuseio de papel por mais de uma pessoa. Além disso, já é uma preparação para o futuro condutor, que também poderá utilizar a sua CNH na versão digital”, disse.

Assim como outros documentos digitais, a LADV Digital tem um QR Code que confere autenticidade ao documento como garantia de segurança. Além disso, mostra os dados do processo de habilitação e pode ser conferido pelo agente de trânsito, em caso de blitz. Ou, ainda, durante a prova prática pelo examinador de trânsito.

O que é a LADV

Se o candidato for aprovado na etapa teórica do processo de formação de condutores, ele receberá a Licença para Aprendizado de Direção Veicular (LADV). Com ela em mãos, é possível iniciar a etapa prática. Lembrando que o instrutor sempre deve estar presente junto com o candidato. Se essa regra for desrespeitada, a LADV pode ser suspensa por seis meses.

Outras matérias que podem interessar:

Dirigir sem CNH na pandemia: passei na prova prática, mas ainda não recebi a PPD. Posso dirigir?

Infrações cometidas durante o processo de habilitação: quais as consequências?


Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *