Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Procura pela CNH digital cresce no Rio Grande do Sul


Por Agência de Conteúdo Publicado 10/10/2021 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Rio Grande do Sul é um dos estados do Brasil em que mais Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) digitais foram emitidas, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. 

Segundo últimos números divulgados pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o Rio Grande do Sul é um dos estados do Brasil em que mais Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) digitais foram emitidas, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

E ainda, segundo dados, desde o início da pandemia, a procura pela CNH digital só vem crescendo no Rio Grande do Sul, em um total de 5,1 milhões de condutores, 20% já aderiu ao formato digital.

Vale lembrar que a CNH-e é uma versão eletrônica da carteira de motorista, que tem o mesmo valor jurídico do documento impresso, com todas as informações da carteira física, garantindo a autenticidade do documento.

Dentre as muitas vantagens em apostar na versão digital, está o fato dela poder ser baixada, antes mesmo, de chegar o documento impresso, ao se habilitar ou renovar a CNH, sem falar na possibilidade de acessá-la off-line, ou seja, sem precisar de conexão.

E mais, o CNH digital pode ser gerada não só em celulares, mas em tablets e outros dispositivos móveis, de uma forma super simples e rápida, basta acessar o aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, disponibilizado pelo Serpro.

Mas, atenção, antes de baixar o app, é preciso se cadastrar no Portal de Serviços da Senatran, podendo se informar melhor na página ou pelo telefone do Detran.

Acesso off-line

Embora acessar off-line a versão digital possa ser, realmente, uma grande vantagem, de acordo com o Detran/RS, é preciso ter muita atenção ao optar utilizar o documento digital, pois caso acabe a bateria, o acesso ao documento fica inviabilizado.

Ou seja, caso o equipamento esteja descarregado ou não funcione, será considerado que o condutor não está portando o documento e, assim, será autuado com base no artigo 232 (conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório), uma infração leve que prevê multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e retenção do veículo até a apresentação do documento.

Por isso, antes de sair de casa portanto apenas a versão digital, se certifique de que a bateria e a saúde de seu aparelho estejam em dia.


Saiba mais:

Como imprimir o CRLV 2021? Veja o passo a passo


Passo a passo para obter a CNH digital

Primeiramente, vale saber que para poder baixar a versão digital é preciso que a carteira impressa tenha sido emitida a partir de maio de 2017, onde terá o QRCode. Caso não tenha essa versão, será preciso solicitar ao Detran uma segunda via do documento.

  • Faça o download do aplicativo na App Store ou Play Store, após aberto,  se cadastre junto a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Preencha o CPF e clique em “Continuar”.
  • Insira os dados pedidos no formulário e senha escolhida.
  • Em seguida, será enviado um link de validação da conta para o e-mail cadastrado.
  • Após confirmação, valide os dados da CNH digital no app, depois, insira o documento no aplicativo e clique no ícone verde para incluir o documento, clique em CNH digital, e insira o número de sua CNH, e informe o número de segurança que está impresso no seu documento.
  • Depois, clique em “OK” e, em seguida, em “Baixar CNH”.
  • Então, é só criar uma chave de acesso, um PIN de quatro números, e conclua o cadastro do PIN.
  • Pronto, a sua CNH digital constará na tela inicial do aplicativo CNH digital e sempre  que quiser acessá-la, é só clicar no ícone e inserir o PIN.
  • A imagem de sua CNH, frente e verso, ficará disponível com a mesma validade do documento original em papel

Pronto, agora, mesmo off-line, será possível acessar a habilitação pelo smartphone ou outro dispositivo, só lembre-se de estar em dia com os vencimentos, multas, pois hoje já podemos contar com muitas facilidades, até mesmo pagar o IPVA na lotérica, evitando transtornos.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *