Trending News

Notícias

Notícias

Quadriciclos são dirigidos até por crianças na praia 

Quadriciclos são dirigidos até por crianças na praia
Foto: Divulgação BRP

Apesar das placas que proíbem o tráfego de veículos na praia do Porto das Dunas, pessoas se aventuram por ali sobre quadriciclos. Sequer são utilizados capacetes

A lei proíbe, mas não faltam veículos trafegando na praia do Porto das Dunas, em especial, quadriciclos. Além de tomar vias irregularmente, esses “brinquedos motorizados” são dirigidos sem qualquer segurança e até por crianças.

Enquanto O POVO esteve no local, na tarde de ontem, não havia fiscalização na área. O Código de Trânsito Brasileiro diz que as praias de circulação pública devem ter uso regulamentado (artigo 2º).

As placas espalhadas no Porto das Dunas dão conta dessa regulamentação: é proibido o tráfego de veículos. “Mas é muito comum eles passarem aqui. A gente está se divertindo e é surpreendido constantemente por esses quadriciclos”, conta a estudante Mônica Cavalcante, de 23 anos. O motorista profissional João Breu, 38, também considera o tráfego perigoso nas praias. “Eles passam em alta velocidade. Tem que andar com cuidado”, diz. A dona de casa Tatiana Freitas, 28, afirma ainda ver com frequência crianças nas garupas dos quadriciclos. “Eles ficam soltinhos em cima do carro, em tempo de cair”, narra.

Na tarde de ontem, 14, O POVO flagrou não só crianças nas garupas, mas duas delas dirigindo os quadriciclos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, esses veículos exigem, como qualquer outro, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para serem guiados. A lei diz ainda que devem ser usados com capacete. Nem nas dunas, onde os declives dos “morros” são maiores, os motoristas de quadriciclos usam capacetes. “É comum eles se reunirem aqui às quartas, sábados e domingos. Vão para as dunas de tarde até de noite, mas nunca vi andarem de capacete não”, revela o frentista de posto na rodovia CE-040.

Os quadriciclos também trafegam pela rodovia. Veículos que nem placas de identificação têm para circular.

Fiscalização

Para a servidora pública Meire Jane Jesuíno, 31, é necessário que as praias sejam melhor sinalizadas para o tráfego de veículos. “Poderia ter até uma área específica para a circulação desse tipo de veículo”, sugere. O companheiro dela, Alexandre Mendes, 33, também servidor público, acrescenta que falta administrar melhor o espaço e fiscalizar. “Não defendo a proibição, mas uma regulamentação”.

O POVO tentou contato com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), mas até o fechamento desta edição não houve retorno.

Fonte: O Povo

dpvatdpvat

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *