Notícias

CNH Suspensa?

Qual é o conteúdo mais importante do curso de reciclagem da CNH? Especialistas opinam 

Qual é o conteúdo mais importante do curso de reciclagem da CNH? Especialistas opinam
Foto: Depositphotos

Para recuperar a CNH suspensa, além de ficar um período sem dirigir, o condutor deve fazer um curso de reciclagem. Especialistas opinam sobre o conteúdo mais importante do curso.

Conteúdo do curso de reciclagem
Foto: Depositphotos

O curso de reciclagem para condutores infratores deve ser feito por quem teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. Ele pode ser feito tanto na modalidade presencial como EAD.

Para recuperar a CNH, além de fazer o curso, o condutor deve ficar por um período sem dirigir. Veja de quanto tempo pode ser essa penalidade.

O curso

O curso de reciclagem tem carga horária de 30 horas/aula e contempla as disciplinas de legislação de trânsito, direção defensiva, bem como primeiros socorros e relacionamento interpessoal.

Sobre o assunto, muitos internautas questionam: qual é o conteúdo mais importante do curso de reciclagem e como melhor aproveitá-lo?

Especialistas responderam essa pergunta durante a Live Você no Trânsito do Portal.

Para Eduardo Cadore, instrutor especialista em Gestão, Psicologia e Direito de Trânsito, o conteúdo mais importante é o de legislação de trânsito.

“É incrível o quanto condutores habilitados há muitos anos desconhecem de legislação. Obviamente, muitos são suspensos por imprudência e por cometer infrações que sabem que não devem, mas existe um percentual desses condutores que nem sabem como proceder na venda de um veículo. Então eu, quando ministrava o curso, dava um bom destaque às aulas de legislação e boa parte delas era para corrigir vícios e mal entendidos”, explica.

Está com a CNH suspensa? Faça o curso de reciclagem, clique aqui!

Relacionamento Interpessoal

Cadore destaca também a relevância do conteúdo de relacionamento interpessoal. “A título de mudança de comportamento, por exemplo, o módulo de relacionamento interpessoal também é de suma importância. Eu costumava trabalhar nele a sensibilização, visando a mudança de postura e ética no trânsito”, afirma o especialista.

A pedagoga Eliane Pietsak, que também é especialista em trânsito, acredita que todas as disciplinas têm grande importância e por esse motivo foram definidas para estar no curso, mas faz um apontamento.

“Sendo o trânsito um grande ambiente onde precisamos conviver, e de preferência, em paz, pois só assim poderemos mudar esse panorama de tragédias que temos hoje, diria que relacionamento interpessoal seja a disciplina que deveria ter maior peso. Ainda mais em se tratando de condutores infratores”, conclui.

Conteúdo do curso de reciclagem da CNH traz reflexão e mudança de comportamento

Para Celso Alves Mariano, o curso de reciclagem não é uma penalidade, mas uma oportunidade de rever conceitos, refletir sobre comportamentos e uma autoanálise da própria conduta. O especialista, que também é instrutor de cursos de reciclagem, dá a sua opinião sobre o tema.

“Quando as aulas no curso de reciclagem resultam de fato em aprendizagem, são as aulas de relacionamento interpessoal, ou seja, os temas ligados a sociologia, a cidadania, que mais tocam quem está estudando”, explica.

Ouça o áudio completo do especialista sobre o conteúdo do curso de reciclagem da CNH.

 

Artigos Recomendados Para Você

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Politica de Privacidade.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']