Notícias

Notícias

Quitou o financiamento? Saiba como desalienar o veículo 

Quitou o financiamento? Saiba como desalienar o veículo

Desalienar o veículoApós anos de prestações, para que o veículo seja finalmente seu, são necessários alguns procedimentos

O procedimento para desalienar o veículo após a quitação do financiamento é simples, mas gera muitas dúvidas. Primeiro é necessário diferenciar o tipo de financiamento contratado, se é Crédito Direto ao Consumidor (CDC) ou Leasing. Para os dois tipos o procedimento é simples, mas diferenciado.

CDC

Em caso de CDC, modalidade mais comum atualmente, desde o início do contrato o carro fica em nome do comprador. Porém, alienado para a instituição financeira. No campo de observações do documento do veículo consta o termo “alienação fiduciária”, seguida do nome do banco. Uma vez pagas todas as prestações, é de responsabilidade da instituição financeira comunicar ao Detran o fim do pagamento. Automaticamente é inserida no sistema a informação de desalienação. E pronto. O veículo está liberado para venda ou qualquer outro trâmite.

Não há necessidade de emissão de novo documento. No entanto, é comum o banco demorar ou simplesmente não repassar a informação ao Detran. Nesse caso, cabe ao proprietário procurar a instituição financeira, comprovando o pagamento e pedindo que se faça o comunicado.

Leia mais:

Veículos financiados e quitados devem ser desalienados, alerta Detran
Detran orienta proprietários de veículos sobre como fazer a baixa de alienação
Taxa de registro de financiamento de veículos, no Paraná, tem redução de mais de 50%

Leasing

Já quando o contrato é feito por leasing, ao contrário do CDC, o carro fica em nome da instituição financeira, sendo o dono do carro o arrendatário. Nesse tipo de transação, no campo de observações do documento do carro consta a informação “arrendamento mercantil”, seguida do nome do (futuro) dono do carro. Ao término do pagamento das prestações, o banco também faz o comunicado de desalienação. Porém, o procedimento não acabou.

O proprietário deve enviar pelos Correios com AR (carta registrada) uma série de documentos ao banco contratado, incluindo – sem medo – o recibo de transferência (CRV) original totalmente em branco (inclusive sem assinar).

Normalmente os procedimentos são descritos no próprio carnê de pagamento ou no site do banco. Depois que receber a documentação, o banco preencherá o recibo de transferência, datando, assinando e reconhecendo firma. E em seguida o devolverá ao proprietário, que precisará, depois de assinar e também reconhecer firma, fazer a transferência do carro para o seu nome, como em qualquer situação de venda de veículo.

O procedimento é simples e não há necessidade de despachante.

O proprietário, no entanto, deve ficar atento à data constante no recibo de transferência, pois o prazo para o procedimento, contado dessa data, é de 30 dias. Como em qualquer procedimento de venda de veículo, se esse prazo não for respeitado, o proprietário estará cometendo uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira (artigo 233 do Código de Trânsito Brasileiro).

Se o proprietário continuar com dúvidas, basta entrar em contato com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e pedir orientações.

Artigos Recomendados Para Você

15 Comentários

  1. Maria da Salete de Oliveira Mota

    Quitei meu veiculo em 2016, e o Banco (da Chevrolet) não liberou o a minha alienação fiduciária junto ao DETRAN, o que devo fazer para que tal situação seja solucionada.? Meu nome: Maria da Salete de Oliveira Mota, CPF: 60449624749, aguardo seu pronunciamento e ficam os meus votos de agradecimento..
    Dados do meu veículo: CHEVROLET ONIX 1.4mt lT, ANO DE FRABRICAÇÃO 2013, MOD: 2014.

  2. Milton Ricardo Ferreira

    Excelente publicação, muito instrutiva

  3. Josimara Ronsani

    No caso da modalidade CDC onde o banco não fez o comunicado ao Detran, após passado anos da quitação cabe um processo judicial contra a instituição financeira?

  4. HAMILTON

    PORQUE O BANCO NAO COMUNICA O FINAL DO PAGAMENTO DO CARRO.

  5. Mirian Munhoz

    Como faço para pegar recibo do meu carro, pois já terminei de pagar faz tempo e ainda não troquei por outro e quando fui fazer o documento digital, pede o número que está no recibo.
    O que eu faço?

  6. Flávia

    Moro no estado de Sergipe Aracaju, e o Detran está cobrando o gracame do carro quitado é o banco já comunicou a caixa. Tem como denunciar o Detran?

  7. Emerlinnda EUSTACHIO da Silva

    gol plus pra Mqa 8777 serra espirito santo peço por favor retirar comunicado de venda judicial 3 carapina criminal foro da serra arrendatara Emerlida EUSTACHIO DA SILVA

  8. Natacha Rangel

    Boa noite
    Fui assaltada, levaram meu carro e para dar continuidade ao processo preciso justificar q quitei o carro, a seguradora já informou ao Detran mas preciso de um doc, não sei qual é esse documento e se pego ele no Detran ou poderei imprimir a qualquer momento sem ter q ir ao detran, quem puder me ajudar já agradeço imensamente

  9. Lindoval Cordeiro Lopes

    Já quitei o meu carro mais nuca saí o nome alienado do banco psn

    1. Mariana Czerwonka

      Lindoval

      Entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  10. Lindoval Cordeiro Lopes

    Eu já quitei p carro

  11. Emanoel Nascimento

    Quitei o carro há anos, porém, por instrução de despachante, assinei o verso do documento.
    Como faço para fazer desalienação?

    1. Mariana Czerwonka

      Emanoel

      Sugiro que entre em contato diretamente com o Detran de seu estado, pois essa regra pode variar de Detran para Detran. Eles deverão te orientar sobre como proceder.

      Equipe Portal

  12. Edicelma brito da costa

    Eu moro em BH meu carro placa de São Paulo como faço ,ele é alinhando. Pela banco BV…assim q eu acabar de Quitar ele como faço tenho que ir até o Detran Sp… ou tem um outro jeito mais fácil de se resolver ??

  13. jeova araujo

    Boa Noite. Quitei meu carro ha alguns mese(leasing). Perdi o recibo .nao fiz a desalienação.Vendi o carro para um amigo. como solicito a 2a. via do recibo para transferi para o novo proprietario?

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']