Notícias

Notícias

Quitou o financiamento? Saiba como desalienar o veículo 

Quitou o financiamento? Saiba como desalienar o veículo

Desalienar o veículoApós anos de prestações, para que o veículo seja finalmente seu, são necessários alguns procedimentos

O procedimento para desalienar o veículo após a quitação do financiamento é simples, mas gera muitas dúvidas. Primeiro é necessário diferenciar o tipo de financiamento contratado, se é Crédito Direto ao Consumidor (CDC) ou Leasing. Para os dois tipos o procedimento é simples, mas diferenciado.

CDC

Em caso de CDC, modalidade mais comum atualmente, desde o início do contrato o carro fica em nome do comprador. Porém, alienado para a instituição financeira. No campo de observações do documento do veículo consta o termo “alienação fiduciária”, seguida do nome do banco. Uma vez pagas todas as prestações, é de responsabilidade da instituição financeira comunicar ao Detran o fim do pagamento. Automaticamente é inserida no sistema a informação de desalienação. E pronto. O veículo está liberado para venda ou qualquer outro trâmite.

Não há necessidade de emissão de novo documento. No entanto, é comum o banco demorar ou simplesmente não repassar a informação ao Detran. Nesse caso, cabe ao proprietário procurar a instituição financeira, comprovando o pagamento e pedindo que se faça o comunicado.

Leia mais:

Veículos financiados e quitados devem ser desalienados, alerta Detran
Detran orienta proprietários de veículos sobre como fazer a baixa de alienação
Taxa de registro de financiamento de veículos, no Paraná, tem redução de mais de 50%

Leasing

Já quando o contrato é feito por leasing, ao contrário do CDC, o carro fica em nome da instituição financeira, sendo o dono do carro o arrendatário. Nesse tipo de transação, no campo de observações do documento do carro consta a informação “arrendamento mercantil”, seguida do nome do (futuro) dono do carro. Ao término do pagamento das prestações, o banco também faz o comunicado de desalienação. Porém, o procedimento não acabou.

O proprietário deve enviar pelos Correios com AR (carta registrada) uma série de documentos ao banco contratado, incluindo – sem medo – o recibo de transferência (CRV) original totalmente em branco (inclusive sem assinar).

Normalmente os procedimentos são descritos no próprio carnê de pagamento ou no site do banco. Depois que receber a documentação, o banco preencherá o recibo de transferência, datando, assinando e reconhecendo firma. E em seguida o devolverá ao proprietário, que precisará, depois de assinar e também reconhecer firma, fazer a transferência do carro para o seu nome, como em qualquer situação de venda de veículo.

O procedimento é simples e não há necessidade de despachante.

O proprietário, no entanto, deve ficar atento à data constante no recibo de transferência, pois o prazo para o procedimento, contado dessa data, é de 30 dias. Como em qualquer procedimento de venda de veículo, se esse prazo não for respeitado, o proprietário estará cometendo uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira (artigo 233 do Código de Trânsito Brasileiro).

Se o proprietário continuar com dúvidas, basta entrar em contato com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e pedir orientações.

Artigos Recomendados Para Você

8 Comentários

  1. Maria da Salete de Oliveira Mota

    Quitei meu veiculo em 2016, e o Banco (da Chevrolet) não liberou o a minha alienação fiduciária junto ao DETRAN, o que devo fazer para que tal situação seja solucionada.? Meu nome: Maria da Salete de Oliveira Mota, CPF: 60449624749, aguardo seu pronunciamento e ficam os meus votos de agradecimento..
    Dados do meu veículo: CHEVROLET ONIX 1.4mt lT, ANO DE FRABRICAÇÃO 2013, MOD: 2014.

  2. Milton Ricardo Ferreira

    Excelente publicação, muito instrutiva

  3. Josimara Ronsani

    No caso da modalidade CDC onde o banco não fez o comunicado ao Detran, após passado anos da quitação cabe um processo judicial contra a instituição financeira?

  4. HAMILTON

    PORQUE O BANCO NAO COMUNICA O FINAL DO PAGAMENTO DO CARRO.

  5. Mirian Munhoz

    Como faço para pegar recibo do meu carro, pois já terminei de pagar faz tempo e ainda não troquei por outro e quando fui fazer o documento digital, pede o número que está no recibo.
    O que eu faço?

  6. Flávia

    Moro no estado de Sergipe Aracaju, e o Detran está cobrando o gracame do carro quitado é o banco já comunicou a caixa. Tem como denunciar o Detran?

  7. Emerlinnda EUSTACHIO da Silva

    gol plus pra Mqa 8777 serra espirito santo peço por favor retirar comunicado de venda judicial 3 carapina criminal foro da serra arrendatara Emerlida EUSTACHIO DA SILVA

  8. Natacha Rangel

    Boa noite
    Fui assaltada, levaram meu carro e para dar continuidade ao processo preciso justificar q quitei o carro, a seguradora já informou ao Detran mas preciso de um doc, não sei qual é esse documento e se pego ele no Detran ou poderei imprimir a qualquer momento sem ter q ir ao detran, quem puder me ajudar já agradeço imensamente

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *