Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Renovação da CNH simplificada em SP: como solucionar os problemas


Por Pauline Machado Publicado 19/11/2020 às 11h12 Atualizado 08/11/2022 às 21h39
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Alguns cidadãos estão relatando problemas para efetuar a renovação simplificada da CNH, que é realizada online no site do Detran/SP. O Portal do Trânsito foi atrás das respostas. 

“Sou mais um cidadão que se encontra no mesmo problema de milhares. Fizemos todo o trâmite de renovação simplificada, conferimos os dados, checamos spam e lixo eletrônico e não recebemos nenhuma mensagem com o tal link e chave de acesso para a CNH Digital. Já entrei em contato com o SERPRO e falaram que é com o DETRAN/SP, porém o Detran não responde”.

Renovação da CNHFoto: Arquivo Portal do Trânsito.

Devido a uma série de relatos como este, de condutores do estado de São Paulo com problemas para efetuar a renovação simplificada da CNH, que é realizada online no site do Detran/SP, nós do Portal do Trânsito buscamos informações com o órgão para auxiliar aqueles que se encontram em situações semelhantes ao do nosso leitor.

Acompanhe

Como funciona o processo de renovação simplificada da CNH

De acordo com o Detran/SP , no Estado de São Paulo, a renovação simplificada da CNH está disponível desde 2019, de forma online pelo portal do Poupatempo.

Após a solicitação do serviço pelo portal e a realização do exame médico e/ou psicológico, e após o pagamento das devidas taxas, é possível obter a nova CNH digitalmente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, disponível tanto no sistema Android quanto no iOS.

Notícias relacionadas:

CNH vencida na pandemia volta a ter prazo para ser renovada. Veja os detalhes! 

Quem pode solicitar a renovação simplificada da CNH

O serviço é feito pelo próprio condutor com a habilitação vencida ou a vencer em 30 dias, em situação regular, e sem alteração em seus dados cadastrais.

Prazo para recebimento do código de segurança por e-mail

O prazo para a chegada do código de segurança no e-mail cadastrado é de até 72 horas. Contados após o cidadão realizar o exame médico e avaliação psicológica – caso exerça atividade remunerada, além do pagamento da taxa de emissão. Sendo assim, o condutor já poderá acessar sua CNH Digital pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Além da CNH Digital, o Detran/SP ressalta que disponibiliza o documento físico, cujo recebimento acontece após a emissão da versão digital. Vale lembrar, ainda, que a CNH digital tem o mesmo valor jurídico e a mesma validade do modelo impresso.

Meios de contato

O e-mail com o código para ativação da CNH Digital será enviado pela SERPRO, empresa de tecnologia do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Sendo assim, não terá o remetente do Detran/SP.

Primeiramente, é importante que o motorista verifique a caixa de SPAM do e-mail.

Caso o cidadão não receba o código de acesso do documento digital da CNH, ele deve entrar em contato com a equipe de atendimento do Fale Conosco do Poupatempo pelo link: https://bit.ly/3kXgreK.

Ampliação do atendimento digital durante a pandemia

O Detran/SP informou ainda que desde o início da pandemia ampliou em 48% a quantidade de serviços oferecidos por meio digital. Saiu de 43 para 64 diferentes tipos de necessidades.

Entre os serviços digitais oferecidos pelo Detran/SP estão, por exemplo, a renovação simplificada e segunda via da CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículos. Além de consulta de multas e de pontuação na habilitação, indicação de condutor, inclusão de exercício de atividade remunerada, adição e mudança de categoria da CNH, entre outros.

Para outras informações, acesse: https://www.detran.sp.gov.br

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *