Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Revisão do carro evita problemas e garante a segurança da viagem


Por Talita Inaba Publicado 06/02/2013 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h49
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Está chegando a hora de pegar a estrada para aproveitar o feriadão de carnaval. Mas antes da viagem para os balneários do Pará é preciso fazer uma geral no veículo para garantir a segurança de todos e evitar problemas no meio do caminho.

A revisão do carro é muito importante, principalmente para quem vai viajar. Troca de óleo, pneus, retrovisores, limpadores de vidros, lanternas, são detalhes que fazem toda a diferença no carro.

Um dos itens que devem ser prioridade na hora da revisão é a correia dentada, ela liga dois eixos do motor, que garantem o funcionamento do carro. “Se essa correia dentada quebrar, o motor imediatamente para. Além da parada imediata, ainda vai acarretar danos ao motor, como empenamento de válvulas, bielas e pistões”, explica Dario da Sena, instrutor de mecânica.Outro item que deve ser checado são as pastilhas de freio. Se elas estiverem desgastadas, vão impedir que o freio do carro tenha eficácia, capacidade de brecar.

Também é importante atentar para os pneus. O pneu não pode ficar careca. “Um pneu careca, com a banda de rodagem gasta, pode provocar um acidente na hora da frenagem, o carro vai deslizar e sair da estrada”, diz Dario. “Nós temos que prestar atenção e conscientizar os motoristas para que ele calibre o pneu, ou seja encher ele na medida certa de ar. Se ele encher muito, o pneu vai deslizar, se ele encher pouco, o pneu vai causar desgaste de combustível”, esclarece o mecânico.

Além dos itens a serrem revisados, já outros itens que devem ser obrigatoriamente trocados. “Em uma revisão preventiva, os itens a serem trocados são: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro de ar”, explica. As pessoas também devem levar alguns equipamentos como pneu estepe (reserva), macaco para troca de pneu, chave de roda, triângulo de sinalização e extintor de incêndio. Para quem vai levar as crianças, ter a cadeirinha no carro é fundamental.

Fonte: Globo.com

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *