Notícias

Notícias

Revise o carro antes de viajar no Carnaval e evite acidentes 

Antes de cair na estrada é sempre recomendável que o condutor observe alguns itens, como o estado e a pressão dos pneus, o nível de óleo do motor e dos freios, a água do radiador, dentre outros. Mas para quem vai viajar no Carnaval os cuidados com o carro devem ser redobrados. Não raro os veículos são submetidos a condições extremas nesse período.

Assim, é importante que seja feita uma revisão mecânica antes da viagem. Som ligado por longos períodos, deslocamentos em marcha lenta no meio da multidão e as altas temperaturas, são alguns dos fatores que podem comprometer o desempenho do automóvel além de danificar ou reduzir a vida útil de alguns dos seus componentes. Mesmo que o seu carro vá ficar parado durante todos os dias de festa, é preciso tomar cuidado, por exemplo, com o fluido de arrefecimento, que irá prevenir contra a oxidação interna do motor. A recomendação é utilizar a água e o aditivo do radiador sempre na proporção correta.

Quem trabalha com manutenção e conserto de automóveis garante que os gastos com prevenção não chegam à metade do valor de possíveis reparos decorrentes de mau uso do veículo. Veja algumas dicas de como preparar seu carro para aproveitar o Carnaval sem transtornos.

Cuidados básicos

Jamais encare uma estrada sem antes verificar os níveis do óleo do motor e do freio, assim como os seus prazos de validade. São itens fundamentais tanto para o bom funcionamento do motor, como para a segurança de condutores e passageiros. Quando se trafega em meio à multidão, em marcha lenta e com pouco espaço, a tendência é que o motor esquente além da sua temperatura normal de funcionamento.

Nessas condições, um lubrificante fora do prazo de troca poderá não suportar as altas temperaturas, perder viscosidade e deixar de proteger o motor, aumentando o desgaste de seus componentes. Também para evitar superaquecimento do motor não deixe de fazer uma revisão no sistema de refrigeração. Consulte um mecânico de sua confiança para verificar se não há vazamentos no sistema. Cheque o fluído de arrefecimento e o estado da bomba de água do radiador.

Pneus

Para evitar desgastes dos pneus e o aumento do consumo de combustível, é importante usar sempre a pressão correta e checar o balanceamento das rodas e o alinhamento da direção. De modo geral, recomenda-se a pressão de 30 libras para carros leves e acima de 30 para carros pesados, como os 4×4. De todo modo, a pressão correta, que varia conforme o modelo de carro e se este está carregado ou vazio, é indicada no manual do proprietário. “Com 30 libras, o carro fica mais duro, mas reduz o risco de cortar pneu, caso o carro passe por algum buraco”, diz Jorge Henrique, consultor técnico da oficina Trok Service. “Outra dica, é calibrar o estepe, a maioria das pessoas se esquece disso”, diz.

Auto falantes

Já para os que vão abusar do som do carro durante o Carnaval, a recomendação é que para cada 30 minutos de utilização do som, o proprietário ligue o motor do carro de cinco a dez minutos para recarregar a bateria sem danificá-la. “Mas não precisa acelerar o carro”, adverte Jorge Henrique.

Números

30 libras é a pressão dos pneus recomendada para veículos de pequeno porte na estrada 32 libras é a pressão para os pneus para veículos de grande porte, como os 4×4. na estrada 22 libras é a recomendação para veículos 4×4 circulem na areia da praia

Saiba mais

Evite problemas com as regras de trânsito Para evitar problemas com a fiscalização de trânsito, o Detran-CE recomenda que antes de sair de casa o condutor verifique se o licenciamento do veículo, seguro DPVAT e IPVA, estão em dia, assim como a carteira de habilitação. De acordo com o órgão estadual de trânsito, as infrações mais comuns cometidas nesse período são: velocidade acima da permitida, dirigir alcoolizado, transportar passageiros acima do limite estabelecido para o veículo, transporte de passageiros em local de carga, ou transporte de carga em local específico para passageiros. Para quem tem veículos 4×4, o Detran informa que é proibido trafegar onde há concentração de banhistas. E que cada município tem seu próprio departamento de trânsito, responsável pela fiscalização de suas praias.

Fonte: O Povo.com.br

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']