Notícias

Notícias

SP: como imprimir o documento do veículo em casa 

SP: como imprimir o documento do veículo em casa
CRLV Digital
Foto: Arquivo Portal do Trânsito.

Os proprietários de veículos registrados no estado de São Paulo já podem imprimir em casa o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento que atesta que o veículo está apto a circular no Estado. O novo modelo de documento eletrônico (CRLV-e), adotado em maio de 2020, permite a impressão “caseira”, que tem total validade jurídica para rodar com o veículo, assim como o CRLV Digital. A validação se dá por meio da leitura do QRCode inserido no documento.

Desde 08 de maio de 2020, a emissão do licenciamento anual (CRLV) é digital em São Paulo. Após o pagamento da taxa de licenciamento e demais débitos do veículo no sistema bancário, o download e a impressão do CRLV fica disponível diretamente no portal do Detran.SP, no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do governo federal e ainda no Portal de Serviços do Denatran.

Para o licenciamento de veículo de aluguel, é necessário apresentar a autorização para transporte emitida pelo órgão competente (prefeitura municipal, ARTESP, EMTU, ANTT, DER ou EMBRATUR). Porém, em função do impacto da quarentena às atividades desenvolvidas por estes órgãos, o Detran.SP prorrogou a obrigatoriedade da apresentação das respectivas autorizações para o licenciamento de veículos de aluguel de determinados finais de placas.

“Devido ao aumento da demanda por serviços digitais e à resposta que os estados precisam dar à situação causada pelo Covid-19, o Serpro antecipou a integração com os sistemas dos Detrans para que seja possível oferecer essa opção ao cidadão”, disse o gestor da CDT no Serpro, Isidro Santos.

Essa é uma facilidade instituída pela Deliberação Nº 180, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no final de 2019.

Passo a passo

O primeiro passo para o proprietário é averiguar se há débitos ou impedimentos para regularizar a situação do veículo. No site do Detran/SP o cidadão consegue consultar eventuais débitos do veículo (IPVA, multas, DPVAT etc.) e também verificar a existência de impedimentos à realização do serviço.

Com o número do Renavam do veículo, o proprietário deve pagar os débitos pendentes e a taxa de emissão do novo CRLV pela rede bancária na internet.

Após o pagamento do licenciamento, DPVAT e eventuais débitos, o proprietário do veículo já pode ter acesso ao documento.

O download ou impressão do CRLV  pode ser feito pelo portal do Detran.SP, aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do governo federal ou pelo Portal de Serviços do Denatran. Importante: no caso de pessoa jurídica, não há acesso pelo aplicativo CDT.

Para ter acesso pelo portal do Detran.SP, basta clicar aqui e informar o CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) e realizar o login. Após, o cidadão deve preencher o seu CPF/CNPJ, RENAVAM e PLACA e inserir o número de celular para envio de SMS com o código de segurança a ser informado na solicitação de licenciamento.

A impressão deverá ser em papel sulfite branco e formato A4, com tinta preta, em página única.

Se você não conseguir imprimir o documento? Clique aqui.

Já que posso imprimir o CRLV em casa, por que preciso pagar a taxa de licenciamento?

Sobre esse assunto, muitos internautas querem saber o motivo de ainda terem que pagar a taxa de licenciamento, se o documento pode ser impresso em casa. O Portal do Trânsito ouviu o Detran/SP e especialistas para tentar esclarecer a situação.

De acordo com o órgão executivo de São Paulo, a cobrança da taxa de licenciamento anual continua sendo necessária.

O cidadão paga a taxa do licenciamento veicular anual. Desde 8 de maio de 2020, não há taxa de envio via Correios”, afirmou o Detran/SP.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu anexo I, o licenciamento é um procedimento anual, relativo a obrigações do proprietário de veículo, comprovado por meio de documento específico (Certificado de Licenciamento Anual). Pela legislação vigente, os Detrans têm autonomia para estabelecer suas taxas.

O que dizem os especialistas

Julyver Modesto de Araújo, que é consultor e professor de legislação de trânsito, acredita que os Detrans ainda não tiveram tempo de se adequar às mudanças.

“O fato é que toda taxa, como espécie de tributo, é prevista em lei que estabelece quando, como e quanto será cobrado dos contribuintes. Os Detrans, que são órgãos estaduais, não adequaram seus procedimentos para deixar de cobrar essa taxa. O correto seria não cobrar mais, já que o documento não será emitido. Os Detrans têm se justificado sob o argumento de que existe a necessidade de cobrança pelo serviço que é prestado, que vai além da simples impressão. Acredito que, num futuro próximo, a taxa deixe de ser cobrada, mas como ainda é muito recente, os Detrans não conseguiram se adequar”, argumenta.

Para Eduardo Cadore, que também é especialista em legislação de trânsito, esperava-se que a tecnologia tirasse alguns custos do processo, o que não aconteceu.

“A maioria dos cidadãos achou que essa modernização iria baratear o custo do processo, mas até agora nada. Até a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é preciso pagar a taxa de expedição mesmo que seja utilizada só a versão digital”, explica Cadore.

CRLV Digital

Alguns estados brasileiros já começaram a emitir o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) e junto veio a possibilidade de imprimir o documento do veículo em casa, como é o caso, por exemplo do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) que ainda não se adequaram têm até 30 de junho de 2020 para implantarem as novas regras.

Artigos Recomendados Para Você

41 Comentários

  1. Fabyo

    Esse é o governo do enganador Dória, de forma alguma abaixa taxas. Diferente do governo federal que abaixou o valor do DPVAT em 90%. A diferença é que Dória não pode abaixar o que recebe de nós pq é da gangue dos políticos “fofinhos” da mídia, defendidos por esta mídia que é paga por ele. O que esses políticos precisam entender que há uma boa parte da população que não é mais enganada assim. E ele deve sofrer impeachment pois fraudou o processo eleitoral ao mentir que teria alinhamento com Bolsonaro, e assim ganhou muitos votos e se elegeu.

    1. Marcello Dupas

      Este Fabyo (com y) toma cloroquina.

  2. marcos dos santos molina

    sou do Rio de Janeiro município de belford roxo tentei imprimir meu crlv 2020 e so esta o de 2019, verifique se tinha auguma divida e não tinha o que de vo vaser para imprimir 2020? tudo pago.

    1. Mariana Czerwonka

      Marcos

      Nesse caso, você deverá entrar em contato com o Detran de seu estado, pelos canais de atendimento online, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  3. ROBERTO CARLOS VASQUES

    Fiz o meu licenciamento conforme declara o Detran do estado de São Paulo, porém fui por constar o seguinte erro: Licenciamento exercício 2020 não emitido. Erro 143 – VEICULO COM CATEGORIA ALUGUEL.
    Não consigo solucionar pois o Detran se encontra totalmente fechado e eu sem possibilidade de regularizar essa situação.
    No sistema ainda consta veículo em atraso último licenciamento exercício 2019 eu receio em andar com o veiculo e ser altuado pelas autoridades e radares.
    Na falta deste veículo estarei impossibilitado para prestar meus serviços que já teve um queda no trabalho por conta do COVID e agora nem posso trabalhar e levar o pão para minha família e Isso é inadmissível.

    1. Luis Henrique

      boa noite o meu tambem ta com esse problema
      vc conseguiu resolver ?

    2. Alexandre

      estou com mesmo problema, tentei o email do detran e nada ainda, agora estou tentando via poupatempo, complicado!

    3. TACIANE

      cONSEGUIU RESOLVER?

  4. Leandro silva

    Gostaria de saber se alguém mais igual eu está tendo dificuldade de regularizar o licenciamento de veículo de ALUGUEL erro 143, ou se alguém conseguiu regularizar

    1. LETICIA CAROLINA DINIZ

      OLA LEANDRO CONSEGUI SOLUCIONAR SEU PROBLEMA, TB NAO CONSIGO IMPRIMIR MEU DOCUMENTO, DA ERRO 143 VEICULO DE ALUGUEL

      1. ALESSANDRA

        BOA TARDE
        ACABEI DE TENTAR IMPRIMIR OCORREU ESSE ERRO 143.
        ALGUÈM CONSEGUIU RESOLVER? QUAL O CAMINHO?

  5. Denis Rodrigues

    Paguei o licenciamento dia 3 de agosto, veículo categoria aluguel e ainda não consta no sistema

  6. JOSE SILVA CANUTO

    Já licenciei o carro como faço para retirar o documento

    1. Mariana Czerwonka

      José

      Nesse momento você pode baixar pelo aplicativo CDT ou imprimir em casa, conforme diz a matéria.

      Equipe Portal

      1. EDGARD SEBASTIAO ZILOCCHI

        MARIANA ….POR FAVOR….ONDE BAIXO O APLICATIVO CDT ? NÃO ESTOU CONSEGUINDO FAZER A IMPRESSÃO DO CRLV….JA LI TUDO JA FIZ DE TUDO ..PODE ME AJUDAR E ME LEVAR A UM PASSO A PASSO ?
        EDGARD SEBASTIAO ZILOCCHI …SP CAPITAL
        [email protected]

        AGRADEÇO ATENÇAO

    2. Carlos Alberto Monteiro

      JAMAIS VC CONSEGUE…E TUDO MENTIRA MEU CARO…JA ESTOU A MUITO TEMPO E NAÕ SE CONSEGUE…REZAAAAAAAAAAAAA

  7. Alexandro

    Qual a solução para a mensagem de veiculo categoria aluguel, favor dirigir-se ao detran…
    Não baixa o crlv no app e nem no portal do detran, ja paguei a taxa de licenciamento e não consta nenhuma multa, como faço para conseguir o crlv? O detran encontra-se fechado por tempo indeterminado.

    1. Mariana Czerwonka

      Alexandro

      Você deverá entrar em contato com o Detran de seu estado, pelos canais de atendimento online, eles te orientarão sobre como proceder.
      [email protected]

      Equipe Portal

  8. Juliana Santos

    Bom dia.
    O que fazer, quando aparece ERRO 8 antes da imprimir…..
    O Detran SP nao responde nenhum email…difil

    1. Mariana Czerwonka

      Juliana

      Nesse caso você deve entrar em contato com o Suporte da Serpro, responsável pelos documentos digitais:

      E-mail: [email protected]
      Telefone: 0800-728 2324

      Equipe Portal

  9. Carlos Alberto Monteiro

    Pra mim a mafia do Detram voltou e com mais gana…..fiz o licenciamento do meu veiculo no Banco, paguei tudo e as multas tambem, ou seja zerei os debitos e fiquei no aguardo da documentação pois dependo do veiculo Kombi para trabalho, mas ate agora nada de documento e trabalho…SOU CADASTRADO NO SITE…..DETRAN- SP, TODO DIA TENTO IMPRIMIR E NADA, SEMPRE A MESMA MENSAGEM…..TENTE MAIS TARDE….ora não e digital??/ não e para facilitar o povo??? e porque não se consegue???? quantas pessoas estão com este mesmo problema???/ AGORA PERGUNTO???? E OS DESPACHANTES POR r$ 100,00 VC TEM NA HORA O NOVO CERTIFICADO……ora tem algo de errado, quem esta se beneficiando com isto???/ A MAFIA VOLTOU??? não sei, so digo que tem algo errado….eu ja estou a espera a quase 10 dias e o Despachante consegue na ora….isto esta me cheirando mal…ja fiz denuncia a Radio Jovem Pam e a Radio Bandeirantes no Boca no Trombone….tem que haver investigação….uns pode e outros não….E ALGUEM AINDA DIZ QUE ESTE PAIS TEM JEITO?????/ AONDE????

  10. Guilherme

    Comprei um veículo em 18.08 e em 19.08 dei entrada na transferência virtual e já se passaram 10 dias e ainda não obtive resposta nem se os documentos enviados foram aprovados, estou precisando baixar o CRLV e não consigo pois não esta em meu nome o veiculo, será que após transferiram para meu nome eu consigo imprimir o CRLV digital em meu nome sem pagar taxa de licenciamento, uma vez que o veículo está licenciado até agosto de 2021 e sem pendências?

    1. Mariana Czerwonka

      Guilherme

      Nesse caso sugiro que você entre em contato com o Detran de seu estado, pelos canais de atendimento online ([email protected]), eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  11. João Batista

    BOA TARDE, EU JÁ PAGUEI O LICENCIAMENTO DO MEU CARRO, DIA 19/08 E ATÉ AGORA NÃO CONSIGO IMPRIMIR O DOCUMENTO DIGITAL POIS APARECE ESSA MENSAGEM: ”licenciamento exercício 2020 não emitido. erro 143 – veiculo com categoria aluguel.”

    JA ESTOU TENTANDO HA DIAS ENTRAR EM CONTATO COM VOCÊS E NÃO CONSIGO, EU PRECISO TRABALHAR.

    NÃO CONSIGO CONTATO NENHUM COM O DETRAN.

    1. Mariana Czerwonka

      João

      O único canal de contato divulgado pelo Detran/SP é o e-mail: [email protected]

      Equipe Portal

      1. Alexandre

        estou com mesmo problema, ja tentei o email do detran… nada… agora estou tentando via poupatempo… vamos verr… mais é muitos estranho o ducmento ja vai vencer no final do mês e não consigo emiti-lo, se alguem tiver alguma resposta por favor poste. Obriado.

    2. Priscila

      Oi Pessoal. Pra que está encontrando dificuldades na emissã do CRLV. Estava com o mesmo problema, paguei o licenciamento pelo internet banking, quando tentei emitir o CRLV digital apareceu a seguinte mensagem: Erro 143 – VEICULO COM CATEGORIA ALUGUEL.. Porém o site estava muito lento, pensei que pudesse ser alguma instabilidade, no dia seguinte entrei de novo no site do detran-sp, fiz novamente o procedimento de emissão do CRLV e saiu normalmente, consegui salvar o documento dos meus veiculos.

  12. Marcelo Almeda

    Prezados, bom dia.

    Por favor, poderiam me orientar como eu faço para receber o documento do Meu Veículo?

    Pelo o App do Carteira Digital de Trânsito só recebo a informação que o código de segurança CRV não pertence ao veículo informado.

    O Site do Detran, não consigo realizar o acesso, você realiza a opção do Esqueci Minha Senha e o e-mail da Senha nunca chega.

    Gostaria de saber onde devo procurar as informações do Meu Veículo, visto que o licenciamento está pago desde o mês de Julho e até o momento não tenho o meu documento em mãos.

    1. Mariana Czerwonka

      Marcelo

      Sugiro que você entre em contato com o suporte dos documentos digitais: 0800 728 2324, eles devem te orientar.

      Equipe Portal

    2. ezequiel aveiro

      mesma situação…CRV não pertence ao veículo informado, tentei dois veículos e a reposta é a mesma.

  13. GERALDO MAURICIO DA SILVA

    O sit do detran não abre para a opção de imprimir, vou no detran e informam que não imprimem mais este documento e o digital só vale se tiver com o impresso, então o digital não vale é nada.

  14. GERALDO MAURICIO DA SILVA

    E ESSA MARIANA NÃO RESOLVE E NEM AJUDA EM NADA

    1. Mariana Czerwonka

      Geraldo

      Boa tarde. Chamou-me a atenção o seu comentário.Achei muito injusta a sua acusação de que eu não resolvo nada. Quem me dera ter o poder de resolver os problemas de todos os cidadãos que entram no Portal do Trânsito. Mas, muitas vezes ajudo as pessoas a resolver. O que chegamos na sua segunda afirmação injusta. Tento, com todo o meu comprometimento ajudar a todos que nos trazem suas dificuldades. Mesmo sendo só uma pessoa para responder mais de 500 comentários por dia e sem ter acesso ao sistema dos Detrans.Muitas vezes, o cidadão não consegue nos passar todas as informações necessárias, muitos, infelizmente, não citam nem o Estado de onde falam. Para nós essa é uma das dificuldade.De qualquer forma, mesmo assim, acredito que posso ajudar você. De qual estado o senhor fala? Posso ajudá-lo com um passo a passo para imprimir o documento, coisa que já fiz com vários cidadãos brasileiros. Outra coisa, o documento digital vale sem o impresso, de acordo com a Res. 788/20 do Contran. Não é preciso imprimi-lo se você portar o CRLV no seu celular, por exemplo.

      Equipe Portal

      1. Guilherme Ribeiro Peixoto

        Na internet aparece todo tipo de figura mesmo, pesquisei pelo google e caí aqui, com informação de qualidade e clara. A Mariana ainda se prontifica a ajudar nas dúvidas. Acorda galera, a taxa que vcs tão pagando tá indo pro Detran e pros políticos, cobrem deles aquilo que não funciona. Obrigado, Mariana.

        1. Mariana Czerwonka

          Guilherme

          Obrigada pelo reconhecimento!

          Equipe Portal

  15. Eduardo Lopes de Souza

    Eu fiz meu documento e não sei colo fazer pra pega ???

  16. Francisco

    Não vi o problema que eu tenho. Para imprimir o documento, é necessário um código enviado por SMS. E o Detran não envia esse o SMS. Pesquisei e existem muitas pessoas nessa situação.. Num site de reclamações existem muitas queixas e o Detran não respondeu nenhuma delas.
    Falaram que a mafia continua, despachantes não tem problemas nenhum. Adiciono mais um, se você dirigir sem o documento oficial impresso, não vale o recibo de pagamento, será multado! Mas o Detran não permitir que vc imprima o documento, é normal na terra do Doria. Vamos passar a sacolinha!

  17. Edson

    Boa tarde
    Eu paguei o licenciamento 2020 e não consegui imprimir o documento eu posso circular com o comprovante de pagamento junto com o documento 2019 ?

    1. Mariana Czerwonka

      Edson

      Sim, se o agente conseguir verificar (através do sistema) que o veículo está regularizado, não terá problema. Só fique atento que para o veículo ser considerado licenciado não é apenas a taxa de licenciamento que deve estar paga, há outros débitos que podem estar impedindo a liberação do documento 2020.

      Equipe Portal

  18. Adelino

    Olá tenho um caminhão de aluguel, paguei o licenciamento e pelo site do Detran tentei fazer a impressão do documento, mas apareceu uma restrição administrativa veículo com bloqueio diversos, porém não tenho débito nenhum em meu caminhão, sou pessoa jurídica, e meu licenciamento consta pago quando faço a pesquisa de débito, alguém saberia me informar o que se trata está restrição?? Obrigado

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']