Notícias

Notícias

Tecnologia torna veículos mais seguros 

A segurança rodoviária continua recebendo atenção das montadoras. A Mercedes é um desses exemplos

O conforto e a segurança fundiram-se, criando novas oportunidades para os condutores e, igualmente, para os engenheiros de desenvolvimento dos veículos. A Mercedes com a tecnologia chamada de Condução Inteligente, que será lançada no próximo ano, promete desempenhar o papel de pioneiro, com inovadores sistemas de segurança, de luz e de assistência e pelo dispositivo chamado TecDay/Condução Inteligente.

O Classe S elevou os padrões tecnológicos, com o sistema Pre-Safe, introduzido há uma década, e marcou uma nova era da segurança automotiva. Porém, muito em breve, surgirão novos sistemas como:

Distronic Plus

Ajuda o condutor a manter o veículo na via e permite também seguir, automaticamente, o veículo da frente em trânsito lento.

Brake Assist Bas Plus com Cross-Traffic Assist

Detecta outros veículos e pedestres, aumentando, caso seja necessário, a potência de frenagem aplicada pelo condutor de acordo com a situação.

Travão Pre-Safe

Detecta a presença de pedestres e inicia a frenagem de forma autônoma para evitar colisões, a velocidades de até 50 km/h.

Pre-Safe Plus

Reconhece a iminência de uma colisão traseira, ativando o sistema Pre-Safe para iniciar as medidas de proteção dos ocupantes. Pode ainda aplicar força de frenagem de forma a imobilizar o veículo em caso de colisão traseira para prevenir acidentes secundários.

Pre-Safe Impulse

O condutor e o passageiro do banco da frente são afastados da direção do impacto pelos cintos de segurança numa fase inicial da colisão, o que reduz o risco e a gravidade dos ferimentos em caso de colisão dianteira.

Assistente Ativo de Faixa de Rodagem

Pode detectar o trânsito que se aproxima e a linha delimitadora da via quando esta não é visível. Evita que o veículo saia da via, acidentalmente.

Sistema adaptativo de luz alta Plus

Permite aos faróis manter a luz alta ligada sem ofuscar os outros condutores, ao encobrir os outros veículos no cone de luz do farol.

Assistência à condução noturna Plus

Alerta o condutor para um potencial perigo representado por pedestres ou animais em zonas de fraca iluminação em frente ao veículo, ao alterar automaticamente o display indicador de velocidade para uma visão noturna, realçando a fonte do perigo. A função holofote pode ainda piscar para os pedestres avistados.

Attention Assist

Pode detectar a desatenção e cansaço do condutor em viagens longas, alertando-o sobre o estado de fadiga e indicando o tempo decorrido desde a última parada.

Os peritos em segurança da Mercedes desenvolveram e aperfeiçoaram os novos sistemas de assistência após inúmeros testes, tendo também comprovado a sua eficácia e aceitação no simulador de condução interno Moving Base.


Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']