
Dados divulgados ontem (19) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é, atualmente, o quarto país com mais mortes no trânsito na América. Os primeiros lugares são ocupados por Venezuela, República Dominicana e Belize.
O trânsito brasileiro apresenta uma taxa de 23,4 mortes por 100 mil habitantes. A Venezuela, campeã nesse triste quadro, mostra uma taxa de 45, 1 mortes por 100 mil habitantes. A título de comparação, a Europa tem uma média de 10,3 mortes por 100 mil habitantes.
Segundo a OMS, nos países emergentes, as principais causas que determinam esses números são: leis e fiscalização ineficientes, falta de infraestrutura viária e aumento da frota de veículos. De acordo com o estudo, o trânsito é a oitava causa de morte no mundo e a primeiro na faixa etária entre 19 e 29 anos. “Existem diferenças nas normas e leis de segurança entre os países, o que contribui com a desigualdade no que se diz respeito à segurança viária”, explica Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito.
Ainda de acordo com o estudo, estima-se que até 2030 o número de mortos nas estradas em todo o mundo pode chegar a 1 milhão por ano.
Mariana Czerwonka
Artigos Recomendados Para Você
Nova lei de trânsito: uso do farol baixo durante o dia em rodovias vai mudar a partir da semana que vem
A obrigatoriedade da utilização de luz baixa em rodovias, durante o dia, valerá apenas naquelas de pistas simples. A partir do próximo dia 12, entrará em vigor a Lei 14.071/20,…
Nova lei de trânsito entrou em vigor hoje: veja como isso vai afetar a sua vida
A Lei 14.071/20, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entrou em vigor hoje, dia 12 de abril. Por este motivo, o Portal do Trânsito, preparou um quadro comparativo…