Trending News

Notícias

Denúncias

Veículo oficial estacionado na calçada. Isso é permitido? 

Veículo oficial estacionado na calçada. Isso é permitido?

Veículo oficial na calçadaSegundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.

Porém, não foi o que aconteceu com esse veículo flagrado por um internauta no Rio de Janeiro, na esquina das ruas Amoroso Lima com Júlio do Carmo. De acordo com a denúncia recebida pelo Portal do Trânsito, a viatura da Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura do Rio de Janeiro estacionou sobre o passeio dando um péssimo exemplo para os demais usuários do trânsito. “Dois funcionários com coletes azuis da prefeitura, estacionaram sobre o passeio para almoçarem em um restaurante próximo. Eles não estavam nem com sirene ou giroflex ligados o que caracterizaria viatura em serviço” afirma o internauta.

“Realmente esta situação está prevista no Código Brasileiro de Trânsito, mas cabe ressaltar que ao final do texto legal está claro que as normas do Código devem ser obedecidas. Além disso, a regra é clara, o veículo deve estar em serviço”, afirma Elaine Sizilo, especialista em trânsito e consultora do Portal.

A especialista lembra ainda que estacionando no passeio, o condutor está colocando o pedestre em risco. “O CTB prevê que sendo o pedestre o usuário mais frágil do trânsito a sua segurança deve ser assegurada por todos os demais usuários, o que não exclui em momento algum as autoridades de trânsito”, conclui.

O Portal do Trânsito entrou em contato com a Secretaria de Obras Públicas do município e solicitou um posicionamento do órgão sobre o que aconteceu. De acordo com o comunicado enviado, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) irá apurar a denúncia e tomar as medidas cabíveis.

Está insatisfeito com o trânsito de seu município? Então envie sua denúncia. O Portal irá junto com você buscar a resposta.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *