Notícias

Notícias

Veículos elétricos são alternativ​as sustentáve​is e econômicas 

Veículos elétricos são alternativ​as sustentáve​is e econômicas

Veículo elétricoMais do que uma data comemorativa, o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, é um convite à reflexão. No quesito mobilidade urbana, optar por veículos elétricos tornou-se uma opção difícil de ser batida. Isso porque esses veículos trazem a rapidez de deslocamento aliada à economia e à sustentabilidade. Segundo uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), o carro é o principal responsável pela poluição do ar nos grandes centros.

Enquanto os carros elétricos não são uma realidade no Brasil, as alternativas sustentáveis de locomoção mais procuradas são os skates, scooters elétricos, além das bicletas. Segundo Tairone Passos, diretor da TwoDogs empresa especializada em veículos elétricos e sustentáveis, este é um mercado que só vem crescendo.

“É um mercado em amplo crescimento. Pudemos percebemos ao longo desses anos trabalhando primeiro com o skate elétrico, depois com a scooter e agora com as bikes elétricas, que a demanda por veículos elétricos cresce de forma paralela ao de veículos como carros e motos. Isso acontece, pois os elétricos são usados para distâncias mais curtas e para atividades rotineiras”, conta Tairone.

Ainda de acordo com dados da empresa, o crescimento geral de vendas de 2011 para 2012 foi de 70%, com destaque para as scooters elétricas (patinetes elétricos, não as motonetas), que cresceram em 188% as vendas. Em 2013, o crescimento atingiu 50%.

Conheça mais sobre os veículos alternativos

O skate elétrico chegou ao Brasil em 2008 e se consolidou como um jeito novo, prático e econômico de locomoção. Basicamente com a mesma estrutura dos skates originais, ele possui o diferencial de ser movido por bateria, através de um controle wireless que controla a aceleração e o freio. É oferecido em três versões: a street (terrenos planos), a off-road (para qualquer terreno) e o Mega-road, que tem tamanho, peso e valor reduzidos, mas encara qualquer terreno. A bateria de qualquer um deles dura aproximadamente uma hora e meia, e chega a percorrer 15 km com a carga completa. Sua velocidade chega a 40 Km/h.

A scooter elétrica é um jeito prático e divertido de lazer e mobilidade. Com a opção de tirar o banco, ele vira um patinete que pode ser utilizado tanto de pé, quanto sentado. Com a carga completa tem autonomia de duas horas e pode chegar a 40 Km/h. Além disso, a scooter é um meio de transporte alternativo, já que não polui, é feita de material reciclável, com pneus de alta durabilidade e movido à bateria. Ela funciona com botão de liga/desliga e uma chave, que dá a partida. Sua velocidade, controlada pelo guidão (semelhante à de uma moto) pode atingir até 40 km/h. A scooter é dobrável.

A Pliage é uma bicicleta leve, pequena e dobrável, cabendo facilmente em qualquer cantinho dentro de casa ou do escritório. Um dos atrativos é também o preço: seu custo chega a ser 200% a 60% menor do que suas concorrentes diretas no mercado brasileiro. A bicicleta dobrável Two Dogs possui quadro de aço carbono de alta resistência e os freios são a disco. O sistema de cambio é da tradicionalíssima Shimano e os aros são de alumínio em chapa dupla oferecendo assim alta resistência e vida útil. Outros vários componentes como blocagens, canote do selim, entre outras também são de alumínio.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']