Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Veja dicas para mulheres perderem o medo de pilotar moto


Por Mariana Czerwonka Publicado 28/02/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h55
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Mulher de motoPilotar exige atenção redobrada, mas as mulheres que dirigem bonito tiram de letra

Algumas mulheres têm medo de dirigir moto, mas não há o que temer. Apesar de exigir atenção redobrada no trânsito e uma dose extra de equilíbrio, andar sobre duas rodas não é um bicho de sete cabeças.

O instrutor de trânsito Davi dos Santos explica que o primeiro passo para conseguir subir na moto e perder o medo de pilotar é bastante simples: andar de bicicleta. “Para dirigir moto tem que ter equilíbrio e o melhor lugar para treinar isso é na bicicleta. Muitas pessoas querem aprender a pilotar e nunca subiram em uma bike, então não vai dar certo”, explica.

Medo de cair da moto

De acordo com ele, cair da moto é um dos principais receios de quem está começando. Para vencê-lo é preciso treinar muito. “Quanto mais lenta a marcha, mais equilíbrio você precisa para se manter na moto. Por isso, esse é o melhor treino. Vá para uma rua tranquila e ande bem devagar”, explica. Aproveite o momento para testar a embreagem, aceleração e freio. Essa é a hora de sentir a moto e errar quantas vezes for preciso.

Medo de dirigir moto no trânsito

Muitos motociclistas têm medo de dirigir no trânsito. A imprudência ainda é grande e algumas pessoas se esquecem de sinalizar suas ações, o que pode causar um acidente grave, principalmente para quem tem o corpo como escudo. “Para se proteger é preciso colocar em prática a direção defensiva, em que você prevê uma situação de risco a partir do comportamento dos outros motoristas e prepara uma reação”, explica o instrutor.

Encarar o trânsito é a única forma de vencer o medo. Comece devagar, andando em baixa velocidade e sempre pelo lado direito. “Tem que estar atento a tudo, olhar o que está na frente e o que está distante ao mesmo tempo. Moto pode e deve andar no ‘espaço dos carros’. O corredor é só para os motociclistas mais habilidosos”, pondera. Vale ressaltar que apesar de não haver uma lei específica que proíba os motociclistas de trafegarem entre os carros, essa é uma conduta de risco que deve ser evitada, especialmente quando os automóveis estiverem em movimento. Respire fundo, siga essas dicas e encare o trânsito com determinação e bastante cuidado.

Informações do blog De Carona Com Elas.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *