Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Via em obra e sem sinalização expõe usuário a risco em Curitiba


Por Mariana Czerwonka Publicado 08/05/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h13
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Avenida das Torres sem sinalização

Curitiba está se preparando para a Copa do Mundo e por este motivo várias vias estão passando por obras, o objetivo, segundo a Prefeitura é, melhorar a cidade do ponto de vista da mobilidade. Com investimentos de R$ 383 milhões, estão em execução ou já concluídas15 grandes obras em várias regiões.

Uma das maiores obras, o corredor aeroporto-rodoferroviária, está trazendo transtornos aos usuários, pois segundo denúncia de internauta, a Av. das Torres está  aberta ao tráfego, mas sem sinalização, contrariando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).Há meses as ruas estão deste jeito (foto), as vias não tem sinalização alguma, sendo extremamente perigoso trafegar, principalmente no horário noturno e em dias chuvosos”. Ainda segundo o internauta, não há justificativa para deixar a via como está. “Sei que estamos em reforma por causa da Copa, mas isso aumenta e muito o risco de acidentes no local, onde tem um intenso tráfego de veículos, e nada justifica essa negligência por parte dos órgãos que têm a jurisdição sobre essas vias, assim como temos que respeitar às leis, devemos exigir o mesmo por parte de quem manda”, desabafa o denunciante. Segundo a Prefeitura, a via está recebendo novo pavimento, calçadas, ciclovias e iluminação.

Segundo o Art. 88 do CTB, nenhuma via poderá ser entregue ou reaberta sem sinalização adequada que garanta a segurança dos usuários. A responsabilidade é do órgão que tem jurisdição sobre a via.

Indagada sobre esta questão a engenheira Gisele de Souza Queiroz, coordenadora de Projetos de Sinalização de Trânsito da Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran) diz que no trecho de responsabilidade de Curitiba, a Av. das Torres está com quatro empreiteiras e a obra está em estágios diferentes. “Onde o pavimento ainda não está pronto existe sinalização de obras e de 40km/h (placas laranjas). Nos trechos com pavimento pronto já liberamos a execução da pintura das faixas para facilitar a visualização e as placas de 70km/h definitivas também já estão implantadas”, explica a engenheira.

Vale lembrar que se ficar comprovado que acidentes ocorreram por falta de sinalização, o órgão de trânsito com jurisdição sobre a via poderá ser responsabilizado.

Está insatisfeito com o trânsito de seu município? Então envie sua denúncia. O Portal irá junto com você buscar a resposta.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *