Notícias

Mobilidade

Waze X Google: qual app usar para dirigir? 

Waze X Google: qual app usar para dirigir?
Foto: Divulgação.

É preciso entender que tecnologia e carros andam cada vez mais juntos, porém manter a atenção no trânsito é fundamental.

App de navegação
Foto: Divulgação.

Quem trabalha com o veículo, precisa contar com a ajuda da tecnologia. Seja motorista de aplicativo, serviço de delivery ou qualquer outra função, precisamos nos guiar por GPS para encontrar endereços que ainda não conhecemos e checar a situação do trânsito na cidade.

É preciso entender que tecnologia e carros andam cada vez mais juntos. Para se ter ideia, já existem até marketplaces de vendas de carros usados.

Neste artigo, faremos um comparativo dos serviços Waze e Google Maps. Para começar, é preciso dizer que apesar de o Waze também ser de propriedade da Google, os aplicativos não cumprem as mesmas funções.

Opções de navegação

Nesse quesito, podemos dizer que o Google Maps é mais completo. O serviço traz diversas opções para quem dirige e também para quem utiliza outros tipos de transporte.

O Maps tem uma base bem maior de dados, oferecendo mais detalhes sobre os endereços procurados. Se você está procurando por uma empresa, por exemplo, além do endereço, você pode checar outras informações como telefone e horário de funcionamento, por exemplo.

Mesmo não sendo tão completo quanto o Google Maps, o Waze é um aplicativo bastante interativo e bem funcional para quem está dirigindo na cidade.

Tempo Real

Contar com atualizações em tempo real faz toda diferença para quem está dirigindo. Nesse ponto o Waze sai na frente. Apesar de o Maps contar com diversos recursos que ajudam a contornar rotas e a medir o tempo médio da viagem, o Waze oferece recursos bem mais aprimorados, já que é um serviço mais interativo.

No Waze, os usuários podem compartilhar informações em tempo real. Assim, sempre que há congestionamento, desvio de rota ou acidente, por exemplo, o motorista fica sabendo na hora, o que facilita evitar engarrafamentos. O serviço também calcula a velocidade média dos veículos que passam por uma via.

Navegação Offline

Esse quesito é importantíssimo para um aplicativo de GPS. A internet móvel de smartphones pode falhar dependendo da região. Em viagens, por exemplo, é possível que a pessoa fique sem sinal de celular e isso dificulta bastante o uso dos aplicativos.

O Google Maps resolve isso com uma simples funcionalidade. O serviço permite fazer o download de mapas de certas regiões para acessá-los offline. Assim, é possível verificar as informações, mesmo sem internet. O Waze baixa as rotas automaticamente, mas é possível salvá-las no smartphone para acessar depois.

Interface

A interface dos aplicativos também é um quesito muito importante. No trânsito não temos muito tempo para mexer no smartphone, então o GPS precisa nos auxiliar com poucos cliques e bastante intuitividade. Aqui o Maps leva a melhor por ter um visual mais limpo. No serviço, é possível identificar um trajeto ou ter uma noção da situação do trânsito à frente com uma olhada rápida para o celular.

Interatividade

Esse quesito talvez seja o principal diferencial entre os aplicativos. O Google Maps é um serviço focado em ser funcional e intuitivo. Já o Waze é uma verdadeira rede social: é possível compartilhar as informações com os outros usuários, não deixando de lado as funções básicas de um GPS.

Qual aplicativo vale mais a pena?

Como falamos, cada serviço tem suas peculiaridades. O Google Maps é a melhor opção para quem precisa de GPS básico para servir de guia em viagens e na rotina. É indicado para quem quer contar com mapas de localização mesmo estando offline e com a integração a dados de outros meios de transporte, como ônibus e trens.

Já o Waze é uma excelente opção para quem quer rodar pela cidade e ficar atualizado em tempo real sobre os acontecimentos do trânsito. Quem trabalha como taxista ou motorista de aplicativo, por exemplo, tende a ter vantagens com o uso do Waze, pois consegue fugir de engarrafamentos.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']