Notícias

Opinião

Acidentes de trânsito: o saldo é sempre negativo! 

A cada 30 segundos acontece um acidente de trânsito no Brasil e são cerca de 50 mil mortes por ano. Tenho certeza que se você parar para pensar, já teve um amigo, parente ou conhecido de alguém que já se acidentou no trânsito. O saldo é sempre a invalidez ou longos tratamentos médicos com fisioterapeutas, psicólogos, ortopedistas, cirurgiões plásticos, fonoaudiólogos… e a morte ainda é o pior dos resultados.

A perda da capacidade de trabalho talvez seja um dos resultados mais dramáticos para quem ficou com sequelas de um acidente: qual é o sentimento de não poder mais exercer a sua atividade profissional como antes? Talvez tenha até que mudar de profissão, mas qual? Como se recolocar no mercado de trabalho? E se a pessoa acidentada era aquela que mantinha financeiramente a família, então com quem fica a responsabilidade agora: do filho, da esposa, dos pais? Quem irá cuidar da pessoa acidentada por longos dias, meses, ou anos, em casa ou no hospital, atendendo as suas necessidades básicas ou levando e buscando no médico periodicamente, para fazer os exames necessários? Quem pagará as contas do hospital e dos medicamentos?

A frustração, a culpa e a depressão são sintomas que geralmente aparecem na pessoa acidentada. Mas quando ocorre a morte no acidente, o saldo é a dor e a indignação familiar, pois nem sempre quem morre é o causador do acidente.

O saldo social também é crítico: a metade dos leitos hospitalares é ocupada por pessoas acidentadas, gerando um gasto de 33 bilhões de reais anual (dados do Ministério da Saúde). Além disso, a maioria das pessoas que morre no trânsito é jovem que está no auge de sua produtividade, construindo sonhos e vivendo intensamente.

Diante deste cenário, deixo algumas perguntas para nossa reflexão:

O que eu e você podemos fazer de imediato para prevenir acidentes de trânsito?

O que podemos mudar em nosso comportamento no trânsito hoje?

Por que nos colocamos em risco de acidentes mesmo sabendo que podemos nos machucar, matar alguém ou morrer?

Aguardo a participação de vocês com comentários.

Até breve.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']