Notícias

Opinião

Ciclista: mais cuidado e respeito!!! 

Semana passada quase atropelei dois adolescentes que andavam de bicicleta –na contramão e sem nenhum equipamento de segurança- em Curitiba, na hora do almoço. Graças a Deus consegui frear a tempo e por sorte nada aconteceu, apenas ouvi alguns xingamentos dos meninos despreparados, desinformados e mal-educados. Andar de bicicleta é ótimo para a saúde, é muito bom também para a fluidez do trânsito e muito melhor para a saúde do planeta, porém como em todas as outras condições, deve-se ter muito cuidado e respeito com as leis de trânsito.

Provavelmente esses dois meninos nem sabiam que para andar corretamente de bicicleta é necessário andar na mão dos veículos, respeitar a sinalização de trânsito e as regras de convivência com outros veículos. Apesar de ser de propulsão humana, a bicicleta também é um veículo. Não estou aqui defendendo mais rigidez nas regras para ser um ciclista, mas estou mostrando como é necessária a educação de trânsito nas escolas. Só lá a criança teria a oportunidade de conhecer, compreender e colocar em prática as normas de como ser um ciclista seguro. Muitas vezes nem os pais tem o conhecimento necessário para passar as orientações aos seus filhos. E assim cada vez mais crianças e adolescentes estão em risco nas ruas.

E o pior, muitos educadores não veem importância em tratar o tema na escola. Muitos colégios de referência, inclusive o que minha filha estuda, trata do assunto esporadicamente, mas não desenvolve nenhum projeto específico na área (sobre o assunto há uma matéria interessante no Portal, clique aqui). É uma pena essa falta de investimento e interesse na educação para o trânsito.

Se começassem a aprender na escola, nossas crianças estariam muito melhor preparadas para enfrentar o trânsito, além de que seriam mais conscientes e críticas na hora que chegassem aos Centros de Formação de Condutores. Lá exigiriam nada menos do que uma educação de qualidade. O que hoje em dia para os nossos jovens é uma besteira, uma perda de tempo, para estas crianças seria mais uma oportunidade de aprender e de se preservar dos perigos que estão em nossas ruas. Bom feriado e cuidado para quem vai viajar!!!!

Até o próximo post…

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *