Notícias

Opinião

Em qualquer lugar da Terra em menos de uma hora. O que você acharia? 

Em qualquer lugar da Terra em menos de uma hora. O que você acharia?

Você já pensou viajar da Inglaterra para os Estados Unidos em apenas 29 minutos? Essa é a promessa de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X. Leia o post de Rodrigo Vargas.

Viagem rápida
Foto: Divulgação do autor

Durante muitos anos o principal meio de transporte da humanidade foi pelo mar. Ainda consigo lembrar de, durante as aulas de história, imaginar o quão sofridas deveriam ser as viagens durante o período das grandes navegações, entre os séculos XV e XVII, que levavam meses…

Realidade que foi modificando-se à medida que a tecnologia avançava. O famoso transatlântico RMS Titanic, levaria sete dias para realizar sua primeira viagem do porto de Southampton (Inglaterra) a Nova Yorque (Estados Unidos) em 1912, caso não tivesse encontrado algumas “pedras pelo caminho”.

Atualmente, a mesma viagem pode ser realizada de avião em aproximadamente 7 horas de voo. Mas e se fosse possível realizar este percurso em 29 minutos?

Essa é mais uma das polêmicas promessas de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X. Dentre as suas futurísticas ideias já tivemos desde um carro que trabalha para o seu dono até uma cápsula que transporta os passageiros por um duto à vácuo levitando por eletromagnetismo a uma velocidade acima de 1000 km/h!

Entretanto, nada disso chega perto dos planos que ele tem para a Space X.

Fundada em 2002, a Space Exploration Technologies Corp, ou somente Space X como é conhecida, a empresa nasceu com o singelo propósito de reduzir os custos de transporte espacial e permitir a colonização de Marte. Sendo a primeira empresa privada a chegar à órbita terrestre com um foguete de combustível líquido (em 2008), traz como principal diferencial dos foguetes anteriores a possibilidade de reutilização dos veículos de lançamento o que, juntamente com outras medidas, foi capaz de diminuir os custos de lançamento em aproximadamente 10 vezes.

Porém, os planos da empresa não se limitam à exploração e ao turismo espacial. Além disso, Musk também pretende utilizar os foguetes da Space X para viagens intercontinentais, nas quais, segundo o CEO, seria possível chegar a qualquer lugar da terra em menos de uma hora. Uma viagem de Nova York a Xangai, por exemplo, que de avião leva praticamente um dia inteiro, pela Space X levariam míseros 39 minutos.

Isso só seria possível pois, após atingir a atmosfera terrestre, a viagem ocorreria a incríveis 27.000 km/h! E o que é mais fantástico: custando praticamente o mesmo valor de uma passagem de avião comum.

Ainda que você não acredite nas promessas de Elon Musk ou duvide da viabilidade delas, há de reconhecer a sua genialidade. Sua capacidade de pensar de forma disruptiva e dar a tecnologias, sejam novas ou já existentes, usos jamais imaginados, me faz lembrar muito de outro grande inventor. Nesse sentido, o genial Oskar Hans Wolfgang Coester, que faleceu recentemente, deixando-nos como legado uma tecnologia fantástica chamada Aeromovel.

No entanto, antes de sua partida, Coester já advertia sobre as dificuldades de se implementar novas tecnologias:

“A maior dificuldade ainda, é vencer preconceitos. Toda inovação sempre entra em choque com costumes, tradições e interesses.” (Oskar Coester)

Espero sinceramente que, assim como o Aeromovel e o próprio Titanic, a Space X não encontre muitas “pedras pelo caminho”…


Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']