Notícias

Opinião

Estacionamento para motos 

Estacionamento para motos

Estacionamento para motosO relacionamento entre motocicletas e outros veículos de quatro ou mais rodas nem sempre é pacífico durante os deslocamentos, e nas imobilizações também podem ocorrer alguns conflitos. A situação conflitante surge porque as motocicletas estacionam em espaços entre outros veículos, os quais no momento da manobra de entrada e saída colidem com as motos, derrubando-as. Muitos municípios têm destinado vagas exclusivas para motos justamente para evitar essa proximidade física no momento de estacionar.

A primeira situação que se coloca é se o motociclista estaria obrigado a utilizar apenas as vagas exclusivas, ou se continuaria autorizado a estacionar nas demais vagas, por não existir proibição expressa. A questão é que outros veículos não podem estacionar na vaga exclusiva de motos, mas as motos não estariam proibidas de estacionar em outras vagas, desde que não haja proibição expressa por meio de sinalização, ou seja, além de sinalizar as vagas exclusivas haveria necessidade de proibir em outras.

Outro detalhe interessante é a posição como a moto deve ser estacionada.  Na vigência do Código Nacional de Trânsito nada havia sobre isso, de forma a concluir que naquela época não haveria irregularidade em estacionar uma moto paralelamente à guia.  Atualmente o § 2º do Art. 48 do CTB prevê que o estacionamento de veículos de duas rodas é feito perpendicularmente à guia da calçada, porém não há nada que determine que seja a roda dianteira ou traseira aquela que estará junto à guia, possibilitando ao motociclista tanto estacionar de ré e sair de frente (como tradicionalmente é feito) quanto de forma contrária.

A regra vale para veículos de duas rodas, quais sejam, motocicletas, motonetas e ciclomotores, enquanto que triciclos, quadriciclos, ou mesmo motocicletas com side-car ,  por possuírem mais que duas rodas, seguirão as regras dos veículos de quatro rodas, paralelamente à guia e voltado para o sentido do fluxo.  Quaisquer exceções a essas regras deverão ser devidamente sinalizadas, valendo nesse caso a sinalização específica.

Artigos Recomendados Para Você

6 Comentários

  1. Guilherme Alves

    Boa tarde. Eu possuo um restaurante no RJ e possuo alguns motoqueiros que fazem minhas entregas. Gostaria de saber como faço para pedir vagas exclusivas para motos em frente a minha loja; há espaço nas calçada, só teria que ser feito um recuo na calçada.

    1. Mariana Czerwonka

      Guilherme

      Você deve fazer essa solicitação através da Central 1746, que funciona 24 horas. Dessa forma, eles conseguem analisar o caso e tomar as devidas providências.

      Equipe Portal

  2. Ribamar

    Ao lado da minha casa existe uma oficina de motos, a vaga delimitada pelo trânsito daqui delimitou vagas de 3 carros para elas, e estacionam até mais, pode?

    1. Mariana Czerwonka

      Ribamar

      Você deve verificar o que diz a placa. A sinalização dirá o que é permitido e o que é proibido.

      Equipe Portal

    2. Brunno

      Na minha rua aqui em Botafogo na cidade do Rio de Janeiro, colocaram uma placa de estacionamento para motos contendo 5 vagas para os motociclistas. Acontece que eles delimitaram as 5 vagas antes da placa, o que eu acho errado. Gostaria de saber se estou certo ou errado em pensar que o estacionamento para as motos seriam após a placa. Você poderia me ajudar?

      1. Mariana Czerwonka

        Brunno

        Vou encaminhar a sua dúvida para o nosso grupo de especialistas, provavelmente ela será respondida durante a Live da próxima terça-feira (28), no Facebook, às 12h.

        Equipe Portal

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Politica de Privacidade.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']