Notícias

Opinião

Ferramentas 

Ferramentas

abridor-de-lataEsses dias lembrei de uma certa senhora com quem discuti várias vezes porque ela sempre insistia em abrir as latinhas de leite condensado e creme de leite usando uma faca, ao invés do abridor de latas. “- Já tô acostumada”, dizia.

Lembrei que, quando eu era criança, ela não me dava trégua, insistindo para que eu não mexesse em tomadas, brincasse com fósforos ou usasse tesoura com ponta. Os papéis se inverteram, pensei. Agora é minha vez de tentar protegê-la. Sim, TENTAR porque é o máximo que eu posso fazer. Não tenho tempo disponível para ficar monitorando o tempo todo. Nem seria razoável, afinal, ela já é bem grandinha.

Adultos deveriam saber se cuidar sozinhos. Mas será que sabem? Não é estranho que aquela mulher, tão cuidadosa e que tão amorosamente cuidava das crianças, afastando-as dos perigos da casa, agora expõe-se, tão descuidada, a acidentes tão fáceis de evitar? Abrir uma lata com um simples e prático abridor de latas torna uma tarefa, potencialmente perigosa, muito menos arriscada.

Dirigir é assim, potencialmente perigoso. Mas os riscos podem ser efetivamente controlados, utilizando-se um “abridor de latas” chamado Direção Defensiva. Para os pedestres, o “abridor de latas” chama-se Comportamento Seguro. Para os passageiros, cinto de segurança. E assim por diante….. Você continuou pensando e completou a lista aí na sua cabeça enquanto ia lendo? Pois é. No fundo de nossas cacholas descuidadas, nós sabemos muito bem quais “abridores de latas” estão a nossa disposição para nos dar mais segurança no ambiente trânsito.

Sabemos, assim como aquela senhora sabe. Então por que não nos determinamos a usar estes recursos? Por preguiça? Este descompromisso com a segurança patrocina vários quase-acidentes e acidentes em nossas vidas: um dedo cortado, um hematoma, uma queimadura, uma amputação, uma tetraplegia, um velório. Ou mais. Que tipo de relação você tem com as “latas” que temos para “abrir” no trânsito nosso de cada dia? Sei que você já é bem grandinho…. mas, você sabe se cuidar sozinho no trânsito? Perceba que ninguém vai ficar tomando conta de você. Não seria razoável, não é? Afinal, você sabe usar abridor de latas?

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']