Seguindo o exemplo do que ocorre com publicidade de cigarro e álcool, como “fumar é prejudicial à saúde” ou “beba com moderação”, mensagens educativas também farão parte de comerciais de veículos. Essa obrigatoriedade (Lei 12006/09) foi sancionada pelo presidente Lula no ano passado e agora aguarda regulamentação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que deve sair até o fim deste mês. Aquelas propagandas que vemos por aí que enaltecem atitudes como excesso de velocidade, por exemplo, não devem acabar, mas deverão ter uma mensagem no final como “obedeça sempre os limites de velocidade”. Outras frases como “é obrigatório o uso do cinto de segurança” ou “use sempre o capacete” também devem aparecer. Acredito que esse tipo de iniciativa é sempre válida. A educação, em qualquer nível, é sempre importante. Não acredito que seja responsabilidade de publicitários educar o povo quanto a alguma questão, mas montadoras, agências e mesmo os publicitários podem participar de forma enaltecedora deste processo. Não podemos deixar de exigir que o governo invista em educação e em estrutura para que ocorram menos mortes no trânsito, mas se cada um fizer o que está ao seu alcance podemos contribuir substancialmente para baixar estes índices. Até a próxima!
Mariana Czerwonka
Artigos Recomendados Para Você
CNH vencida em 2022: quanto tempo tenho para renovar?
De acordo com o CTB, é permitido dirigir por até 30 dias com a CNH vencida. Veja estados em que esse prazo foi prorrogado. Aos poucos o calendário de renovação…
Ignorando parecer técnico, Contran propõe tornar curso teórico facultativo na formação de condutores
Tornar o curso teórico facultativo não foi tema discutido pelos especialistas da Câmara Temática do Contran, mas surgiu na proposta de minuta. Veja o que dizem especialistas! A Secretaria Nacional…