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Latin NCAP 

No dia 13/11/2012 se realizará em Buenos Aires na Argentina, no Instituto Nacional de Tecnologia Industrial, a apresentação dos resultados da Latin NCAP 2012, evento que teremos a honra de participar representando o Car Club do Brasil (www.carclubdobrasil.com.br), a convite da FIA FOUNDATION e FIA IV REGION. Nos dias 30 e 31 de outubro, no Automóvel Clube da Argentina – ACU – realizou-se um Workshop com representantes dos diversos clubes automotivos da América Latina e Caribe sobre o evento.

NCAP – New Car Assessment Programme, ou seja, Programa de Evolução de Automóveis Novos, sendo que o Latin NCAP é para automóveis comercializados na América Latina. Ações semelhantes já realizadas foram US NCAP, Euro NCAP, Japan NCAP, Korean NCAP, China NCAP, Australian NCAP e agora Latin NCAP e também Indian NCAP.

A ação consiste na escolha de veículos que representam uma expressiva gama de consumo e que é submetido a um teste de colisão frontal na proporção de 40% da parte frontal esquerda (lado do motorista), numa velocidade de 64Km/h, colidindo com um obstáculo deformável, de modo a representar uma colisão frontal ocorrida em ultrapassagem em que os veículos idênticos estariam em velocidade de 55Km/h. No interior do veículo são colocados bonecos dommy , sendo dois adultos nos assentos dianteiros, e crianças de 3 anos e de 1,5 anos nos assentos traseiros. Nesses últimos cada fabricante pode escolher a melhor cadeirinha infantil (disponível no mercado de comercialização do veículo) e sua instalação. O boneco que representa a criança de 1,5 anos foi colocada de costas para o fluxo, e pela regra da Resolução 277 do CONTRAN isso seria para crianças até 1 ano.

Assuntos que sempre geram discussão devido aos resultados dos testes é a existência de dispositivos de segurança como Air Bags e freios com ABS. No caso específico dos testes os veículos colidem sem frenagem, portanto o ABS não estaria sendo avaliado, e nesse dispositivo o mais importante é que o motorista saiba utilizá-lo de forma a extrair os melhores resultados para evitar ou minimizar os efeitos de uma colisão. Dispensável dizer que uma das conclusões é que o Air Bag é fundamental para preservação da vida, especialmente do motorista. Dispositivos de segurança para crianças também exercem papel fundamental, e o Brasil recebeu especial destaque, tanto pela exigência do Air Bag (conforme cronograma para veículos novos) quanto as recentes exigências no transporte de crianças. A preservação do habitáculo (célula de sobrevivência) também é fundamental para remoção dos ocupantes e prestação do socorro.

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