Notícias

Opinião

Motociclistas são os que mais morrem no trânsito 

Motociclistas são os que mais morrem no trânsito

De acordo com os levantamentos do Instituto Avante Brasil, baseados nos dados do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e do Datasus-Ministério da Sáude, do total de 42.844 mortes no trânsito ocorridas em 2010, 10.825 (25%) vitimaram motociclistas, grupo que representa o maior percentual de mortos.

Em seguida vêm os pedestres, que representam 23% (9.944 mortes) das vítimas fatais no trânsito e, depois, os ocupantes de automóveis, com 21% (9.059 mortes). Os ciclistas, com um total de 1.513 vítimas fatais, totalizaram 4% do total de mortos no trânsito em 2010. Veja o gráfico abaixo:

Contudo, o cenário nem sempre foi este para os que hoje ocupam a primeira posição na vitimização no trânsito. Como se pode observar no quadro abaixo, com um total de 3.100 vítimas em 2001 e 8.118 vítimas em 2007, os motociclistas ostentavam naqueles dois anos a terceira colocação dentre os mais vitimados no trânsito, sendo superados pelos ocupantes de veículos e, então, pelos pedestres, que constituíam a maioria dos mortos.

A imprudência, a falta de educação no trânsito, a morosidade no pronto-atendimento, a precária fiscalização das autoridades, o descaso com as estradas e a embriaguez ao volante constituem os fatores mais determinantes para toda essa mortandade.

Uma calamidade que não será resolvida com leis em tese mais severas, mas apenas com a aplicação séria e imediata da fórmula EEFPP (Educação, engenharia, fiscalização, primeiros socorros e punição adequada).

*Luiz Flávio Gomes – Jurista e professor. Fundador da Rede de Ensino LFG. Diretor-presidente do Instituto Avante Brasil e coeditor do atualidadesdodireito.com.br. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). Estou no www.professorlfg.com.br.

**Colaborou: Mariana Cury Bunduky – Advogada, pós graduanda em Direito Penal e Processual Penal e Pesquisadora do Instituto Avante Brasil.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Curso de Reciclagem CNH Tecnodata