Essa semana no Rio Grande do Sul começou uma operação da Polícia Rodoviária Federal para impedir que motoristas estrangeiros infratores, principalmente os argentinos, saiam do Brasil sem pagar as multas devidas. Até então, os condutores de outros países que violassem as normas de trânsito brasileiras não se sentiam obrigados a pagar as multas porque não estavam sujeitos a sanções. O quadro mudou na semana passada, quando uma decisão tomada pela 4ª Turma do Tribunal Regional Federal entrou em vigor, permitindo a apreensão dos veículos.
Muitos turistas estão se sentindo prejudicados, pois foram parados após o expediente bancário e tiveram que passar mais um dia no Brasil par conseguir quitar as dívidas. Este é um problema que a PRF está tentando resolver. Tirando esta questão que está “irritando” os argentinos, que chegaram a declarar que não voltam mais ao Brasil, acredito que esta é uma ação coerente e válida. Não é só porque são estrangeiros, que esses motoristas não devem respeitar as leis de trânsito em nosso país. Até porque dessa forma eles estão, inclusive, colocando a própria vida em risco.
Esperamos que com essa operação, a impunidade acabe e diminua também os acidentes nas estradas, que acredito, é o grande objetivo da PRF.
Mariana Czerwonka
Artigos Recomendados Para Você
Nova lei de trânsito entra em vigor em abril: veja tabela com antes e depois das principais mudanças
Portal mostra ponto a ponto como a regra funciona atualmente e como ficará a partir da entrada em vigor da Lei 14071/20. Ideal para usar em sala de aula. O…
CRLV 2021: veja como baixar ou imprimir o documento digital
A maioria dos Detrans não emite mais o documento que comprova o licenciamento anual. Veja como baixar o documento digital ou imprimir em casa. O Certificado de Registro e Licenciamento…