Notícias

Opinião

Pela primeira vez, nenhuma morte por acidente foi registrada na Páscoa 

Pela primeira vez, nenhuma morte por acidente foi registrada na Páscoa

É…1.º de abril, dia da mentira…e só podia. Infelizmente esta manchete está longe de se tornar uma realidade. Falta muita coisa para chegarmos lá. Falta infraestrutura em nossas rodovias, falta pessoal para fiscalizar e falta consciência cidadã da população.

Atualmente estamos batendo muito na tecla de mau comportamento dos usuários do trânsito. Campanhas na mídia tratam de ultrapassagens irregulares, álcool e direção, uso do celular, etc. Concordo que grande parte dos acidentes de trânsito poderia ser evitado se o condutor mudasse algumas de suas atitudes. Só que estamos tirando o foco, ou esquecendo, da parte do governo nisso tudo.

Quando falo parte do governo me refiro a condições das nossas rodovias, erros de engenharia, etc…Realmente acidentes ocorrem devido a ultrapassagens irregulares, mas o ideal não seria termos estradas seguras, com sentido único, sem termos a necessidade de realizar ultrapassagens? Não diminuiria o número de acidentes? Tenho certeza que sim.

Se tivéssemos no Brasil uma cultura com menos corrupção e desvio de verbas, tenho certeza que muito dinheiro que hoje é gasto pelo SUS com os acidentados, seria investido em melhorias e a nossa realidade não seria tão assustadora.

Devemos fazer a nossa parte? Claro que sim, mas não podemos esquecer de cobrar as autoridades para que tenhamos vias urbanas e rurais em condições seguras de tráfego.

Nesse sentido o Portal também está apoiando a Campanha Zona 30, do Instituto Avante Brasil (iAB), que tem por objetivo implantar zonas com limite de velocidade de 30 km/h em vias urbanas onde o fluxo de veículos, pedestres e ciclistas é intenso. A iniciativa tem por escopo disseminar uma perspectiva sustentável para a preservação de vidas no trânsito, que respeite a convivência entre a sociedade e os diversos meios de transporte.

Até mais!

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']