Trending News

Notícias

Opinião

Primeiros Socorros, você pode precisar. 

O assunto de hoje é pouco valorizado, mas interessa a todos. O que você sabe sobre primeiros socorros? Você fez o curso quando se habilitou ou renovou sua CNH, do que você se lembra? Nossa memória é seletiva e nos lembramos do que parece importante. Se presenciasse um acidente em casa, no trânsito ou em qualquer lugar, você saberia o que fazer?

Essa questão me ocorreu, porque nesta semana ouvi a história de uma jovem que precisou de uma reanimação cardiopulmonar, mas morreu por que ninguém conhecia o procedimento (não foi acidente de trânsito). O curioso é que, havia 3 pessoas habilitadas no local, o que pré-supõe que já tiveram acesso à conhecimentos de primeiros socorros.
O procedimento de reanimação cardiopulmonar é relativamente simples:
Fazer 2 insuflações (soprar) boca a boca.
Verificar o pulso e em seguida fazer 30 compressões cardíacas.
Repetir a operação até a chegada do socorro ou até que a vítima se reanime.

Ficar sem respiração é fatal, bastam 5 minutos para que seja tarde demais, portanto chamar socorro especializado pode não ser suficiente. E se a vítima é seu filho, sua mãe ou alguém próximo? Restabelecer a respiração e batimentos pode ser decisivo.

Outra questão importante é que os acidentes não ocorrem somente no trânsito, uma pessoa pode cair, bater com as costas e parar de respirar, um bebê que se afoga com o leite também pode ter parada respiratória e em um caso de queimadura, o que você faria?

Informe-se, acesse o Portal do Trânsito em Dicas de segurança e conheça alguns procedimentos simples que podem salvar vidas. Não perca tempo, esses conhecimentos são preciosos e vale a pena dominá-los minimamente.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *