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Quem deve ensinar a dirigir carros com câmbio automático? 

Quem deve ensinar a dirigir carros com câmbio automático?

Está aí, condutores! Considerando as dificuldades práticas de muitos motoristas para aprender a dirigir carro com câmbio de todos os tipos e também algumas manchetes na mídia de acidentes por imperícia ao volante de um desses carros, faço um convite à reflexão.

A última que eu soube sobre a teórica facilidade de dirigir um carro com câmbio automático veio de um condutor com 2 anos de habilitação que disse tranquilo: “É facinho, só coloca no D (de driver) e sai acelerando”. O resultado? Ele descobriu, na prática, que não era tão “facinho” assim como pensava.

Fazendo uma busca no Google sobre os acidentes causados por motoristas ao volante de carros automáticos cheguei ao caso de um manobrista que perdeu o controle do veículo, caiu de uma altura de 5 metros e foi parar no Hospital das Clínicas.

Mas também tem o caso de um frentista que perdeu o controle do automático que estava manobrando, se chocou contra a vitrine de óleo de motor e anda acertou um veículo que estava abastecendo. Isso sem falar em motoristas que avançam sobre calçadas e fachadas de lojas ou mesmo ladrões de veículos que se atrapalham e causam acidentes inusitados.

Será que dirigir carro de câmbio automático é tão “facinho” assim, bastando olhar o manual ou seguir as instruções dos “instrutores” da família?

Na Itália, um país que vem consolidando uma plataforma cultural voltada para a segurança no trânsito e redução de acidentes, quem aprende a dirigir em carro automático não pode dirigir carro de câmbio manual. Se no dia da prova prática escolhe o carro de câmbio automático vem escrito na sua futura “patente di guida”, a CNH deles lá na Itália: “Habilitado para dirigir câmbio automático”.

Da mesma forma, se no dia da prova prática escolhe fazer o teste de direção com um veículo de câmbio manual não poderá guiar um carro com câmbio diferente deste. Seria, então, o caso de pensarmos mais seriamente sobre o assunto sobre quem deve ensinar a dirigir carros com câmbio automático no Brasil?

Acredito que a mesma medida aplicada na Itália não se aplique aos motoristas brasileiros mesmo diante do aumento de vendas de automáticos. Por outro lado, especula-se se incluir a aprendizagem da direção de carros com câmbio automático ou hidramático no processo de habilitação não serviria para confundir ainda mais o aluno.

Exigir que exista a anotação na CNH de que fez um curso ministrado por instrutores de CFC para dirigir carros automáticos seria uma alternativa mesmo depois de habilitado para dirigir carros manuais, mas, de acordo com a realidade brasileira, será que não seria criar mais uma norma difícil de fiscalizar?

Enquanto isso, vai-se aprendendo a dirigir carros automáticos com o pai, com o tio, o amigo, com o vizinho, com todo mundo, menos com quem exerce a profissão de ensinar a dirigir. E para quem acredita que dirigir um automático ou hidramático é “facinho” e não precisa de curso e nem de instrutor, saibam que essa legião que dirige diariamente sem habilitação carros de todos os tipos pelas ruas de todo o Brasil também pensa dessa forma.

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1 Comentário

  1. Geovani Manhaes

    Bom dia, Márcia.
    Tenho mais de 15 anos de CNH AB e quando meu cunhado tirou a CNH B dele, veio me pedir um apoio sobre como dirigir em BR. Na mesma hora sugeri que ele procurasse a autoescola em que ele fez o processo de CNH e comprasse um pacote de 5 aulas para reforçar os principais pontos de atenção ao dirigir em trânsito de rodovias. Após as aulas, sempre que eu viajava, ele ficava como passageiro ao meu lado e eu transmitia a experiência com demonstração prática, exemplo: estamos numa reta, você defensivamente observa seus retrovisores para entender quem está vindo e que pode ter necessidade de ultrapassagem, observa ao seu redor, a mata, beira de estrada, se há algum animal solto ou alguma pessoa agindo estranhamente (se for criança ou adolescente próximo da estrada), se vir alguma coisa, reduza a velocidade até estar confortável de parar em caso de imprevistos, o final da reta deverá ser observado e além da reta para entender o que está por vir na estrada, desta forma você se previne e reduz a velocidade antecipadamente.

    Sobre o foco do artigo, discordo da necessidade de habilitação específica para câmbio automático ou manual e discordo da CFC ser a única a ensinar sobre dirigir um veículo com câmbio automático.
    Acredito que com os instrutores atuais, será difícil ensinar todos os detalhes do câmbio da forma correta. Por ter dirigido carros manuais de diversas épocas e fabricantes, além de câmbios automáticos, automatizados, CVT de diferentes fabricantes também, posso dizer também que ninguém tem verdade absoluta sobre esse componente do veículo.
    Neste caso, o melhor instrutor que encontrei para o câmbio automático foi o próprio manual do proprietário do veículo, pois nele contêm detalhes sobre o princípio de funcionamento do câmbio, o que significa cada letra no câmbio (aliás, D é de drive – conduzir/dirigir, não de driver – motorista). Detalhes sobre como estacionar o carro, que não é só parar na vaga, puxar o freio de mão e colocar a alavanca na posição P (tem um passo anterior de colocar na posição N e soltar o freio de pedal, fazendo o carro se apoiar sobre o freio de mão e não sobre o câmbio).

    Enfim, para quem dirige um câmbio manual, a migração para o câmbio automático é simples, desde que a pessoa se dedique a ler o manual e entender as principais diferenças para o câmbio manual. O tio, o primo, o marido, a esposa, provavelmente não saberão desses detalhes sobre o câmbio por mais que tenham bastante experiência com um câmbio automático. A CFC pode ser sim, um agente de mudança disponibilizando / ofertando aulas de câmbio automático para todos os alunos ao invés de disponibilizar somente para PCD.

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