Notícias

Opinião

Uma semana para ninguém morrer atropelado 

Uma semana para ninguém morrer atropelado

Cidades no mundo todo, nesta semana, tentam o que – infelizmente – é improvável: nenhuma morte por atropelamento. Improvável mas não impossível. Improvável porque muito pouco se faz, de efetivo, no dia a dia, para evitar a calamidade que ceifa milhões de vidas em ruas, avenidas e estradas em todo mundo, anualmente.

Se temos dificuldades em lidar com períodos longos – quem está envolvido nos esforços da Década de Ações da ONU/OMS sabe bem disso – quem sabe no período de um ano? Um mês, talvez… Bem, durante uma semana, deve ser mais fácil. Mas não é. Não está sendo e não será nunca, pois a miscelânea que é nosso trânsito, essa caixa de pandora da vida moderna que abrimos com nossas tecnologias, regras e controles tão distanciados da percepção de riscos, nos põe loucos, atônitos e, ainda, desgovernados frente ao desafio de tornar seguro e utilizável nosso conjunto de soluções para nossa imprescindível mobilidade.

Mas “não tá morto quem, peleia”. Enquanto pudermos contar com espaços como este do Portal do Trânsito, enquanto os órgãos públicos contarem com colaboradores comprometidos com a causa da humanização do trânsito, enquanto a sociedade organizada em ONGs, Associações, CONSEGs e empresas que estão percebendo o tamanho da encrenca e juntando forças e boas cabeças para uma reação inteligente, baseada em sensibilização, educação e mobilização, há esperança. E resultados. Tímidos, escassos, mas exemplares.

Essa é uma luta que vale a pena!

Em Curitiba, durante a Semana Internacional de Segurança no Trânsito, que iniciou ontem e vai até dia 12/05/13, serão realizadas diversas ações com abordagens educativas em áreas de risco potencias para ocorrência de atropelamentos, organizados pela SETRAN, como parte das ações do Programa Vida no Trânsito.

Participe (clique e responda a pesquisa da SETRAN, somente se você for pedestre em Curitiba) . Afinal, você não está participando do trânsito todos os dias?


Artigos Recomendados Para Você

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *