Notícias

Opinião

Vendi meu veículo, o comprador não transferiu e ainda está cometendo multas em meu nome, o que eu posso fazer? 

Vendi meu veículo, o comprador não transferiu e ainda está cometendo multas em meu nome, o que eu posso fazer?
Foto: Arquivo Tecnodata.
Venda de veículo
Foto: Arquivo Tecnodata.

Situação desagradável por qual passamos é o recebimento de multas de trânsito de veículos que já vendemos, e que acreditávamos já terem sido transferidos pelos compradores. O comprador promete a transferência do veículo para o seu nome, contudo não transfere e ainda comete infrações que vem parar no nome do vendedor.

Como se pode evitar essa dor de cabeça?

Evitar é bastante simples, sempre que se for vender um veículo, no cartório, após a autenticação das assinaturas do comprador e vendedor no verso do DUT, peça uma cópia autenticada, depois é só ir ao CRVA da sua cidade, apresentar a cópia e pedir para realizar uma comunicação de venda em nome do comprador. Desta forma, a responsabilidade administrativa no DETRAN passa a ser do comprador, até que ele faça a transferência definitiva do veículo para seu próprio nome.

E para quem já está nessa situação?

Se o leitor já se encontra numa situação assim, não é motivo para desespero, o ideal é buscar o Poder Judiciário para anular as infrações cometidas pelo comprador, e obrigá-lo a transferir o veículo para seu próprio nome ou pagar uma multa diária até que transfira.

Meu carro foi revendido pela revenda, mas continua no meu nome, o que eu posso fazer?

Das grandes concessionárias até as pequenas revendas, ocorrem casos da venda de veículos de clientes à terceiros sem prévia transferência no DETRAN, onde os novos compradores acabam fazendo multas com os veículos ainda no nome dos clientes, podendo suspender suas habilitações por excesso de pontos. Nestes casos recomendo tentar um acordo com a revenda, dando um prazo para que faça a transferência do veiculo para o novo comprador, e pague eventuais multas de trânsito e/ou indenização caso tenha ocorrido a suspensão da habilitação do cliente por excesso de pontuação. Contudo, é de ficar atento ao direito de indenização pelo Código de Defesa do Consumidor aos clientes lesados nestes casos envolvendo revendas. Para evitar tamanha dor de cabeça recomendo que os proprietários transfiram os veículos para as revendas, nem que tenham que arcar com os custos, ao invés de deixar procuração para futura transferência.

Eu posso vender meu veículo ainda financiado?

Para se vender um veículo financiado primeiro temos que ter a anuência do Banco, assim transferimos o veículo e o financiamento para o comprador. Nos casos em que se vende o veículo sem o conhecimento do Banco, as partes assumem o risco do negócio. Isto significa que se o comprador eventualmente vier a cometer multas em nome do vendedor, este não poderá vir reclamar depois. Na prática muitas dessas vendas terminam com a busca e apreensão do veículo pelo Banco, pois o comprador promete que seguirá pagando as parcelas do financiamento, mas deixa de pagar com o tempo. O vendedor termina com o nome negativado, com a dívida junto ao Banco e sem o carro.

Por fim, recomendo precaução nas negociações, sempre faça contrato de compra e venda, evite vendas por procuração e sempre faça a comunicação de venda junto ao DETRAN.


Artigos Recomendados Para Você

99 Comentários

  1. Marcelo Domingues

    Vendi um carro a pessoa nao passou para o nome e vendeu o carro para outro .ele pegou fogo a tivida tá ativa .de 1530 mil quinhentos e trinta a pessoa não quer dar as placa para dar baixa. Oque posso fazer

  2. Rodrigo

    Passei minha moto para outro cara ,mas até agora ele não transferiu para o nome dele ,e tá chegando multa para min , como posso fazer , pra para de chega as multas e outra ele também não me pagou o dinheiro da moto até agora , oque eu fasso?

    1. Mariana Czerwonka

      Rodrigo

      Você comunicou a venda do veículo junto ao Detran?

      Equipe Portal

  3. Cledimilson

    Posso pedir busca e apreensão de um veículo que vendi e o novo proprietário ainda não passou para o seu nome. Obs. Chegando multas no meu nome.

    1. Mariana Czerwonka

      Cledimilson

      Vou encaminhar a sua dúvida para o grupo de especialistas, ela será respondida na próxima Live, dia 02/07.

      Equipe Portal

  4. ELISEU RAMOS DOS SANTOS

    Vendi meu carro com pendencias de IPVA e multas. Posso colocar outro veículo em meu nome mesmo com essas pendencias?

  5. graciele

    Vendi meu carro para uma vizinha, ela custou em fazer a quitação da divida , na ultima parcela ela não quis acertar e disse que a transferencia do carro seria no tempo dela não no meu….agora tem multas chegando no meu nome e tem ipva pra pagar o que faço?

    1. Mariana Czerwonka

      Graciele

      Você deve fazer a comunicação de venda junto ao Detran de seu estado.

      Equipe Portal

  6. Clovis mateus castoldi

    Vendi um carro financiado a 8 anos e agora está chegando IPVA pra min pagar e estou com protesto no cartório o que posso fazer se não sei nem onde está esse veículo?

    1. Mariana Czerwonka

      Clovis

      Sugiro que você reúna toda documentação que tem e procure um advogado, especialista na área, para que ele possa te orientar.

      Equipe Portal

  7. Amauri Cunha

    Boa noite,eu vendi uma moto como n p a um tempo atrás,e o comprador falou que me procurava pra fazermos a transferência e até hoje nada, só sei que ela foi pra outro Estado.Como faço pra recuperar ela de volta.Podem me ajudar.

    1. Maykonn Gomides

      Também to com esse mesmo problema. Vendi minha moto a uns 9 anos e o comprador desapareceu. Acredito que levou a moto para a roça, porque não tem multas nem foi parado em blitz. Meu nome esta em protesto junto a Secretaria da Fazenda. Tentei o despachante, mas ele disse que não pode fazer nada se eu não souber o nome completo ou CPF do comprador. Alguém pode nos ajudar?

  8. Daniel

    Vendi um carro há seis meses e o novo proprietário ainda não passou para o nome dele. Foi assinado o recebido em cartório e feito a comunicação de venda, mas sempre que peço pra ele fazer a transferencia ele diz que vai fazer na proxima semana mas nunca faz. Existe alguma maneira de obrigar ele a fazer a transferencia? E isso pode me dar um problema no futuro?

    1. Mariana Czerwonka

      Daniel

      Se você fez a comunicação de venda, não é para ter problemas. Sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado e peça orientações sobre quais as possibilidades que você tem nesse caso.

      Equipe Portal

  9. Rosane Machado

    Boa noite eu tenho um carro que está no meu nome.mas meu marido está usando e fazendo multas o que posso fazer nessa situação.

    1. Mariana Czerwonka

      Rosane

      Quando a notificação da infração chegar em sua residência você pode indicar o condutor infrator.

      Equipe Portal

  10. Rodrigo

    A moto está com recibo preenchido em meu nome com comunicação de venda o que fazer o cara sumiu

    1. Mariana Czerwonka

      Rodrigo

      Você fez a comunicação de venda junto ao Detran?

      Equipe Portal

  11. Carolina Cândido

    Vendi meu veiculo em fevereiro e o novo comprador não fez transferência e já recebi 1 multa que ele causou.
    Tento falar com ele mas ele sempre diz q vai resolver e nada… Problema é que ele não assinou o termo de compromisso, somente eu, e também não assinou o DUT, que esta preenchido, datado e reconhecido firma, porem so da minha assinatura, o que posso fazer? preciso tirar este veiculo do meu nome antes que eu perca minha habilitação pelas infrações que ele comete…

  12. MArcos

    Boa noite. Vendi meu carro tem dois anos e nunca foi transferido para o nome do comprador. Já recebi duas multas. Não declarei a venda no detran e único comprovante que tenho foi uma declaração de venda registrada em cartório. Nesse caso o que posso fazer para retirar o carro do meu nome?

    1. Mariana Czerwonka

      Marcos

      Sugiro que reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área para que ele possa te orientar.

      Equipe Portal

  13. José Alves

    Comprei um carro em 2011 e deixei o meu antigo como parte do negócio, só que a revenda vendeu este carro e não transferio, e agora recebi uma notificação do detran que estou com dívida deste carro desde 2011. O que eu posso fazer ???

    1. Mariana Czerwonka

      José

      Você não fez o comunicado de venda junto ao Detran?

      Equipe Portal

  14. Mariana

    Boa tarde!
    É o seguinte comprei um carro so que o vendedor pelos vistos não é o dono do carro, nao sabia dei o dinheiro em mão e desde ai ele desapareceu. Pelos documentos do carro fui a morada do proprietário mas este esta no estrangeiro e nao consigo contacta-lo, pois quero resolver a situação . Fui a psp eles dizem que o carro nao tem problemas mas nao podem fazer nada , que eu mesma tinha de encontrar o proprietário.
    Corro o risco de o proprietário chegar e mandar apreender o carro.
    Como posso resolver a situação?

    1. Mariana Czerwonka

      Mariana

      Sugiro que reúna toda documentação que tem, procure um advogado, especialista na área, e peça orientações. Acredito que ele poderá te ajudar.

      Equipe Portal

  15. Patricia

    Vendi o meu carro em 2009, fiz a transferência no Detran/SP para o novo propritetário, mas ele não transferiu o carro para o nome dele. Deixou o carro em uma agencia, onde o despachante desta agencia foi até o Detran e “desfez” a transferência, com isso fiquei recebendo multas e o nome esta no Cadin por divida ativa, mas não consigo retomar o meu carro, pois no Detran o carro não é mais meu, mas no sistema ele é, afinal continuei recebendo as multas, pontuação, etc..
    Não consigo resolver isso de nenhum jeito, será que vcs conseguem me ajudar?
    Desde já agradeço!

    1. Mariana Czerwonka

      Patrícia

      Sugiro que você reúna toda documentação que tem e procure um advogado, especialista em trânsito, ele te orientará sobre como proceder.

      Equipe Portal

  16. Bruno

    Transferi meu carro financiado e ainda não foi qquitado mas assinei o recibo e tudo no cartório só não fiz comunicado de vemda ainda está em Meu nome é não consigo uma cópia do recibo oque eu faço posso cancelar o recibo de compra e venda me ajude por favor só quero que retire de circulação o veículo até ele resolver me ajude preciso da mi há habilitação

  17. kathrine

    alienei meu carro mas a vendedora não fez a transferência do veículo, o carro está no nome do antigo proprietário e o financiamento sem carro pois não consta alienação nos documentos do veículo o que fazer??

  18. Jessica

    Bom dia, minha moto foi vendida já faz 9 anos porém nem sei mais quem está com ela o detalhe é que preciso limpar meu nome é eu não quero ficar pagando IPVA dpavat dela se não tenho mais o que posso fazer eu já parcelar o IPVA porém se eu não der baixa sei lá tirar do meu nome todo ano vou ter de pagar essas dívidas.

  19. José Carlos Silva

    Vendi um veiculo em julho de 2013 através de uma garagem, que faliu , e o novo proprietário recebeu uma multa por embriagues ao volante no ano seguinte. Somente em novembro de 2016 ele transferiu o carro para o nome dele . A multa entrou na Divida Ativa no meu nome. O que fazer?

    1. Mariana Czerwonka

      José

      Sugiro que reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área. Ele poderá te orientar.

      Equipe Portal

  20. Antonio

    Vendi uma moto em 2014, assinei o dut com meu nome e do comprador, só que ele não transferiu para o nome dele, depois vi que ainda hj está no meu nome. ipva, licenciamento, como faço pra resolver isso.

  21. Jonathan Oliveira

    OLA.

    eu vendi um veículo moto para um vizinho meu.. só que esse rapaz sumiu e agora estou com um problema pois estou levando multas e não acho esse rapaz …como ele era meu vizinho eu acabei por nem fazer um contrato nem recibo nada … só tenho um nome e um email ..
    gostaria de uma orientação de que procedimento tomar.

    Desde-já agradeço

  22. Mario

    Vendi meu carro e até agora o cara não passou pro nome dele e o recibo está em Branco no meu nome o que posso fazer alguém pode me ajudsr

  23. Gemerson Viniciu silva

    tenho um carro com uma multa em tramitação. mas estou vendendo ele posso muda o nome do proprietário

  24. Marcos Alexandre

    Fui no cartório transferi ha moto pro cara só que ele não me deu o dinheiro e nesse caso não dei os documentos pra ele mais passei pro nome dele posso pedir outro crv e não comuniquei o Detran segurei o crv e xerox o que eu faço posso pedir outro crv

  25. TIAGO DOMINGUES FRUDELI

    Vendi meu veiculo fiz comunicado de venda .. o comprador nao transferiu encheu de dividas o veiculo .. agora consta em meu nome divida no estado … oque faser …

    1. Mariana Czerwonka

      Tiago

      Nesse caso sugiro que reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área, acredito que ele poderá te orientar.

      Equipe Portal

  26. LisandraVieira

    Vendi um carro, fui no cartório para assinar e reconhecer firma para a transferência,fiz a declaração de venda no próprio cartório. Porém o comprador ainda não preencheu o DUT e muito menos fez a transferência. Quais problemas isso pode me causar?

    1. Mariana Czerwonka

      Lisandra

      Você fez a comunicação de venda junto ao Detran?

      Equipe Portal

  27. jobson silva

    vendi uma moto mais não hora de fazer a transferência o recibo foi rasurado e depois disso o cara sumiu e estou cheio de multas como proceder?

    1. Mariana Czerwonka

      Jobson

      Sugiro que você reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área, acredito que ele poderá te orientar.

      Equipe Portal

  28. José Claudio

    Olá comprei um carro ,preenchi o recibo em meu nome .mas na hora de fazer a vistoria o carro não passou pois estava com chassi adulterado pois então devolvi o carro mas as multas estão vindo no meu nome e o carro sumiu no rio de janeiro não tem como localizar e continua as multas oq fazer.o carro não passou na vistoria então não passou pro meu nome mas vem muita multa

    1. Mariana Czerwonka

      José Claudio

      Sugiro que você reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área, acredito que ele poderá te orientar.

      Equipe Portal

  29. Bruna

    Olá me separei deixei o carro pro meu ex era só ele passar pro nome dele ela não passou e vendeu o carro e o comprador revendeu e está no meu nome chegando muita mutas e não foi feito pelo Detran a negociação deles o que posso fazer preciso tirar habilitação e não consigo?

  30. Jefeson

    Vendi uma moto fomos no cartório fizemos a transferência por lá mas ate hj quem comprou não foi no Detran fazer vistoria na mesma o q eu faço amigo

    1. Mariana Czerwonka

      Jefeson

      Você fez o comunicado de venda junto ao Detran?

      Equipe Portal

  31. Josiane

    Vendi meu carro há quase 3 anos. Assinamos o DUT e reconheci firma em cartório, porém não fiz o comunicado ao Detran pois na época não sabia que deveria fazer isso. Até hoje o carro não foi transferido, o cara pra quem vendi perdeu o DUT e já vendeu o carro pra outra pessoa. Agora ele não responde mais, foge de mim e eu não sei o que fazer. O atual dono não quer pagar os custos da 2a via do DUT e já tem multa em meu nome. O q eu faço? Resolve apenas com advogado?

    1. Mariana Czerwonka

      Josiane

      Sim, se você não comunicou a venda ao Detran, sugiro que reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista. Ele deve te orientar sobre como proceder.

      Equipe Portal

  32. Fabio

    Vendi minha mota e reconhecemomos firma no cartório.
    Mas ñ dei baixa no Detran pq tava fechado e a pessoa q comprou a moto levou duas multa gravíssima no valor de 1500 oq eu devo fazer.

    1. Mariana Czerwonka

      Fabio

      Essa transação é recente? Foi feita durante a pandemia?

      Equipe Portal

  33. Edilson de Souza

    E no caso do veiculo ter multas e ser apreendido por falta de documentação? Se o comprador não transferiu eu posso retirar o veículo e ficar com ele? E até mesmo vendê-lo pra pagar as suas despesas?

  34. Henrique

    Vendi minha moto e o novo proprietário não transferiu ainda.
    Não sei aonde ele mora, perdi totalmente o contato com ele, fiz a comunicação de venda no cartório mais não fiquei com nenhum papel, os papéis ficou com ele.
    O que faço?

    1. Mariana Czerwonka

      Henrique

      Você comunicou a venda ao Detran?

      Equipe Portal

  35. Ana Cristina

    Vendi meu carro, ja comuniquei a venda ao DETRAN, e continuam chegando os IPVA’s para eu pagar, e protestou meu nome, como proceder?

  36. jose luiz

    bom dia vendi meu carro para um conhecido e ele não transferiu e eu confiei e não assinei o recibo,agora to mais ferrado pois ele repassou para um terceiro e esse terceiro repassou para um outro e ele já fez quatro multas por excesso velocidade o pior ele não tem habilitação este ultimo que comprou o veiculo pode assinar e assumir que ele que estava dirigindo o que devo fazer por favor me ajudem

  37. Márcio Rayk

    Posso pedir busca e apreensão de um veículo que vendi e o novo proprietário ainda não passou para o seu nome.

    1. Mariana Czerwonka

      Márcio

      Respondemos essa dúvida em um de nossos programas. Veja o que dizem os especialistas:

      JUAREZ NASCIMENTO – Entendo que não, acho que deveria ser Ação de obrigação de fazer com reparação de danos caso venha a ocorrer devidos as autuações.

      ALESSANDRO C MARTINS – Não pode. O veículo apenas está registrado no DETRAN em seu nome, porém se você vendeu o veículo, certamente o novo comprador tem como comprovar através de recibo, testemunhas, movimentação bancária ou outra maneira, que fez a aquisição daquele bem e pagou, portanto é dele. Por outro lado, a transferência de propriedade e a comunicação de venda de veículo é que certamente ainda não foi realizada por ambos na época oportuna e que por isso continua chegando multa e débitos do veículo.

      Equipe Portal

  38. carol

    boa noite, comprei uma moto de um amigo que dizia que a ex dona morreu, ele tinha uma procuração e prenchemos o dut para meu nome, porem esse amigo da onça falou que a moto era bruxa que o documento que assinamos era só uma seguranca pra min e talls.
    vendi essa moto adiante dps de 3 anos e adivinha. a dona rescucitou pq tomou multas e agora me chamou na justica, pq levou 20 pontos ? oque eu faço nem durmir mais direito eu durmo.
    detalhe que a moto esta no guincho e nao fui eu que tomei as multas, e essa moto nunca foi comunicada venda

    1. Mariana Czerwonka

      Carol

      Sugiro, nesse caso, que você reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área. Ao analisar todo o caso, ele deverá te orientar sobre como proceder.

      Equipe Portal

  39. Clayton Henrique Cardoso

    Olá Mariana
    Vendi um carro mas infelizmente,a pessoa não terminou de fazer a transferência,eu tbm não recebi restante do carro que e no valor de 17 mil e a pessoa sumiu , descobri que carro se encontra em sp ,oq posso fazer

    1. Mariana Czerwonka

      Clayton

      Sugiro, nesse caso, que você reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área. Ao analisar todo o caso, ele deverá te orientar sobre como proceder.

      Equipe Portal

  40. João Batista de Oliveira

    Vendi um gol. Fiz contrato e registrei em cartório com testemunhas. Fiz comunicação de venda, mas passou 1 ano e o comprador pediu para retirar o comunicado de venda porque iria transferir o veículo. Comprador mentiu porque as multas continuam vindo em meu nome. Ele já repassou o carro para dois compradores… Não sei mais o que fazer. PEDI o recibo do carro e ele alega ter perdido. Podem me ajudar?

    1. Mariana Czerwonka

      João

      Sugiro que reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista em trânsito. Ele poderá te orientar.

      Equipe Portal

  41. Roberto

    Tenho uma moto com o recibo ainda preenchido em meu nome porem é muito antigo a moto sumiu e ficou como enrolada oque fazer

  42. Roberto

    Assim ocorreu outra vez tem outro veículo mas dessa vez um carro está com re uno preenchido em meu nome porem não transferi e a proprietária do mesmo não pagou os débitos está com dívidas em meu nome oque fazer

  43. Rani

    Olá! Obrigado pelas informações!

    Vendi um veículo 4 anos atrás, fui no Detran e fiz a declaração de venda, paguei as taxas referentes e tudo certo. Ainda tenho os comprovantes.

    O que está me incomodando é que o veículo continua no meu nome. O que eu posso fazer ?

    Obrigado

  44. Guilherme Cayeiro

    Boa tarde, vendi meu carro para um conhecido do meu bairro, ele não passou o carro para o nome dele e e pouco tempo depois de ter comprado de mim vendeu para outra pessoa que está tomar multas em meu nome. Já conversei com esse meu conhecido e ele diz não saber o nome da pessoa nem endereço e não tem mais o numero de contato. Vi no texto acima que vocês indicam procurar o poder judiciário, nesse caso onde e como faço isso?

    1. Mariana Czerwonka

      Guilherme

      Sugiro que você reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área. Acredito que ele poderá te orientar.

      Equipe Portal

  45. Orlanda

    Bom dia olha a minha situação eu era casada meu ex marido colocou um carro no meu nome e depois vendeu e n transferiu e tem chegado carta de documentos atrasado e esse carro sumiu do mapa fui na polícia eles picharam pela placa ele carro a 8 anos n caiu nem uma blitz o policial falou que esse carro n enta em cidade e n sei como resolve essa situação

    1. Mariana Czerwonka

      Orlanda

      Reúna toda documentação que você tem e procure um advogado, especialista na área, acredito que ele poderá te orientar.

      Equipe Portal

  46. WASHINGTON LUIZ SANTANA DOS REIS

    Vende um carro para uma agência no feirão, porém perdi meu DUT, precisava fazer o mesmo, mais ele fixou com o carro até eu regularizar, nesse meio tempo, agência vendeu o carro, nisso o rapaz que comprou, vendeu para outro, em fim, não consigo entrar em contato com o mesmo, oque posso está fazendo?

    1. Mariana Czerwonka

      Washington

      O que você poderia ter feito era a comunicação de venda à época. Sugiro que reúna toda documentação que você tem e procure um advogado especialista na área, ele te orientará sobre as suas possibilidades.

      Equipe Portal

  47. WASHINGTON REIS

    Continuando a pergunta de cima, o mesmo se encontra em meu nome, e chegando multas, preciso da inabilitação para trabalhar.

  48. WASHINGTON LUIZ SANTANA DOS REIS

    Carro se encontra em meu nome é chegando multas, preciso da habilitação para trabalhar.

  49. fernanda roberta

    Bom Dia,

    EU vendi meu carro a 2 anos, realizei o comunicado de venda, eu jurava que ele já havia transferido.
    semana passada, recebi uma ligação de uma cobrança que ele bateu em outro veiculo, eu expliquei já havia feito comunicado de venda que era para se informar ao detram eu falei com o cara que está o meu carro, e ele disse que não vai transferi pq nao tem dinheiro, sendo que tem sim….. eu tenho provas… então preciso de entrar com uma ação contra ele e obrigar ele a transferir o veiculo. qual ação devo entrar? nas pequenas causas consigo? me ajuda com essa informação por favor. Obrigada

    1. Mariana Czerwonka

      Fernanda

      Acredito que nas pequenas causas você consiga resolver. Reúna toda documentação que você tem e leve até lá, eles deverão te orientar.

      Equipe Portal

  50. William

    Olá, tudo bem?
    No meu caso eu vendi o veículo. o CRV preenchi com todos os dados do comprador. Somente EU assinei, e reconheci firma no cartório, o qual já comunicou a venda ao DETRAN. Mas o comprador ainda não assinou, e o CRV ainda está comigo.
    Combinei com o comprador dele passar aqui e pegar o CRV ainda essa semana, no momento em que for fazer a transferência.
    Esse processo estaria correto?
    Muito obrigado.

    1. Mariana Czerwonka

      William

      Se o comunicado de venda foi feito ao Detran, sim, parece correto. O novo proprietário tem 30 dias para realizar a transferência.

      Equipe Portal

      1. William

        Muito obrigado pelo retorno, Dra. Mariana!
        Um abraço.

  51. Flavio

    Boa noite
    Vendi meu carro, no cartório a pessoa rasurou o compra venda e confiei na pessoa que iria pagar um dispaxante para resolver o documento para o nome do comprador . A pessoa vendeu o carro e ainda está no meu nome ,como resolver esse problema

    1. Mariana Czerwonka

      Flavio

      Como você não deve ter feito o comunicado de venda junto ao Detran à época, sugiro que você reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área. Ele poderá te orientar sobre como proceder agora para resolver da melhor forma essa situação.

      Equipe Portal

  52. Ligia Cristina Rodrigues dias

    Bom dia, vendo meu carro, reconheçi firma do recibo e entreguei a cópia autenticada no Detran pra fazer a comunicação de venda e descobri 3 meses depois que eles não fizeram , oque devo fazer visto que tudo foi feito certo mas o Detran não fez a parte dela. e multas estão chegando, a pessoa que comprou o carro foi presa e a esposa inabilitado está andando no veículo.

    1. Mariana Czerwonka

      Ligia

      Sugiro que você reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área. Ele poderá te orientar sobre como proceder agora para resolver da melhor forma essa situação.

      Equipe Portal

  53. Lucas

    Por mals conselhos vendi um carro pra “estourar ágio” com tempo quitei a divida para limpar meu nome , porém nunca consegui nem encontrei o carro para transferir para quem está com ele , e meu nome foi para protesto por causa do ipva, como faço pra não ter vínculo nenhum com esse veículo??’

  54. Juliano

    Vendi uma moto e agora depois de 10anos chegou una multa no meu nome. Fui no Detran e na delegacia e eles falaram que eu não posso prestar uma queixa nem fazer busca e apreensão do veículo porque vendi a moto e assinei o documento. Ainda por cima falaram lá que posso ser preso se matarem alguém com a moto no meu nome. Que tenho que procurar a quem eu vendi a moto depois de anos como vou procurar alguém que nem sei se ainda está vivo. Pensa aí que sufoco.

  55. JULIANO CESAR DOS SANTOS VOLINSKI

    Bom dia. Fiz uma venda de um veículo a algum tempo e o novo proprietário sumiu com ele. Levei para justiça, teve audiência e foi solicitado a devolução do veículo. Mas até hj não tive de volta. Acredito que foi para desmanche. Eu tenho apenas o contrato de compra E venda. Será q posso reabrir o processo? Ou terei q entrar com nova ação? O contrato foi registrado em cartório. Obrigado.

    1. Mariana Czerwonka

      Juliano

      Sugiro que você reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área. Ele poderá te orientar sobre como proceder agora para resolver da melhor forma essa situação.

      Equipe Portal

  56. LUIS FERNANDO SAMPAIO

    Bom dia dr!
    Vendi meu veiculo e comprador sumiu, nao fiz comunicado de vendas, nao sei onde a moto esta.
    qual procedimento devo tomar?
    esta 4 anos atrasada.

    1. Mariana Czerwonka

      Luis

      Como você não deve ter feito o comunicado de venda junto ao Detran à época, sugiro que você reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área. Ele poderá te orientar sobre como proceder agora para resolver da melhor forma essa situação.

      Equipe Portal

  57. Joni

    Boa tarde,

    Retirei um veiculo para meu falecido padrasto no meu nome, e na época assinei uma declaração em cartorio dando poderes a ele sobre o veiculo,acontece que um tempo depois ele vendeu o mesmo, sem me avisar e o comprador continuou pagando as parcelas junto ao banco, só que um tempo depois ele repassou o veiculo e ai não foi mais pago, e agora não sei o paradeiro do carro, tem varias multas vindo, e a questão que eu quero tirar a CNH e não posso porque o carro está em meu nome ainda, como proceder?

    1. Mariana Czerwonka

      Joni

      Sugiro que você reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área. Ele poderá te orientar sobre como proceder agora para resolver da melhor forma essa situação.

      Equipe Portal

  58. Elson

    vendi um carro à mais de 10 anos e a pessoa não passou para o nome dela que vendeu pra outra e depois pra outra e até hoje o carro consta em meu nome, o problema é que nem sei onde esse carro se encontra para resolver isso.o que posso fazer nesse caso?

    1. Mariana Czerwonka

      Elson

      Como você não deve ter feito o comunicado de venda junto ao Detran à época, sugiro que você reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área. Ele poderá te orientar sobre como proceder agora para resolver da melhor forma essa situação.

      Equipe Portal

  59. Tatiane Souza

    Boa tarde vendi uma moto pro meu vizinho. ele passou pra frete e nao sabe onde esta oq eu faço.

  60. Artur alves

    Olá fiz uma procuração para uma pessoa por que ela não iria ficar com o veiculo não sabia que poderia dar tanta dor de cabeça fiz apenas uma copia da procuração não comuniquei venda do veiculo agora o cara sumiu e não tenho o contato dele

  61. Alexandro dos santos viana

    Vendi uma moto e o rapaz não transferiu e está ganhando várias multas estou apavorado pq posso perder minha cnh

    1. Mariana Czerwonka

      Alexandro

      Você não comunicou a venda do veículo junto ao Detran?

      Equipe Portal

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']