Notícias

Ensinando a aprender

Dia do Instrutor: profissional fundamental no processo de educação para o trânsito 

Dia do Instrutor: profissional fundamental no processo de educação para o trânsito
Dia do instrutor
Foto: Picspree

Engana-se quem pensa que o instrutor é aquele que apenas ensina o aluno a dirigir. A missão desse profissional é muito mais ampla e complexa, o instrutor é aquele que orienta o candidato a ser uma pessoa melhor, uma pessoa consciente de seus direitos e deveres no trânsito e na sociedade como um todo.

É aquele que ensina, através de conceitos e práticas, a pessoa a exercer um de seus principais papéis: o de cidadão.

Apesar de pouco valorizado, como quase todos que estão envolvidos com a educação no Brasil, o instrutor enfrenta vários desafios no seu dia a dia. O primeiro deles é tentar modificar uma cultura, já enraizada no brasileiro, de que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um direito de todo o cidadão e não uma licença para aqueles que comprovam que estão, de fato, preparados para dirigir.

O segundo grande desafio é que alguns alunos chegam na autoescola demonstrando desinteresse e, às vezes, até desprezo pelo papel do profissional.  O instrutor tem a chance, em 45 horas/aula teóricas e depois em 20 horas/aula práticas, de mudar essa realidade.

A maioria dos profissionais consegue despertar no aluno a vontade de aprender e ainda auxiliá-los a enfrentar seus medos e decepções no trânsito.

Sabemos que para estar nas ruas diariamente, ou nas salas de aulas ministrando conteúdo a cada turma nova, é preciso ter amor pela profissão. E são muitos os exemplos de profissionais que atuam unindo esse sentimento com dedicação, comprometimento e eficácia.

Para nós, do Portal do Trânsito e da Tecnodata, é um orgulho poder informar, auxiliar e trabalhar com pessoas que são responsáveis pela formação de milhões e milhões de condutores.

Instrutor, com todo nosso respeito e admiração: parabéns pelo seu dia!


Artigos Recomendados Para Você

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Politica de Privacidade.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']