Trending News

Notícias

Espaço do aluno

Dicas para superar a ansiedade e o medo das provas do Detran 

Dicas para superar a ansiedade e o medo das provas do Detran
Ansiedade na prova teórica
Foto: Pixabay.com

É muito comum, durante o curso teórico para formação de condutores, os candidatos à Primeira Habilitação sofrerem com ansiedade e medo antes de fazer as provas. Um dos motivos é o temor do desconhecido, por nunca ter passado pelo processo anteriormente, e também a ansiedade para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) o mais rápido possível. Tudo isso pode atrapalhar, e muito, na hora da prova. Por esse motivo, a Tecnodata e o Portal do Trânsito preparam algumas dicas para o aluno colocar em prática antes da prova teórica.

Estude com empenho

Estar preparado- tendo conhecimento do conteúdo- é meio caminho andado para se sair bem na prova e enfrentá-la sem medo. Ter noção de que sabe o assunto traz calma e a probabilidade de se sair bem na prova aumenta bastante.

Pesquise como será a prova

Na maior parte do país a prova teórica tem 30 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha com apenas uma alternativa correta. Por lei, as questões são distribuídas proporcionalmente à carga horária das disciplinas do curso teórico (cálculo para prova com 30 questões): 12 de Legislação (incluindo Infrações e Sinalização), 10 de Direção Defensiva, 03 de Primeiros Socorros, 03 de Cidadania e Meio Ambiente e 02 de Mecânica Básica. Para ser aprovado o candidato precisa acertar no mínimo 70% da prova, o que equivale a 21 questões se ela tiver 30 no total. Você pode treinar antes de fazer a prova através dos simulados, basta clicar aqui.

 

Supere pequenos desafios

Trabalhar a autoestima é muito importante para ter um resultado efetivo no processo. É possível estabelecer pequenos desafios e ir superando aos poucos para fortalecer esse sentimento de acreditar em si. Pode ser um desafio de colocar uma meta de horas de estudo ou até mesmo de deixar o celular desligado. Superar adversidades irá motivá-lo ainda mais.

Preste atenção na aula

O curso teórico tem 45 horas/aula e é obrigatório cumprir toda a carga horária. Sendo assim, não perca tempo! Aproveite as horas que estiver em sala de aula para realmente aprender. Preste atenção nas informações passadas pelo instrutor, nos conteúdos apresentados e nos materiais didáticos utilizados. Fique atento às dicas, às indicações de site e materiais complementares. E não esqueça de tirar todas as dúvidas antes de marcar o exame!

Invista o seu tempo em técnicas de respiração e relaxamento

Respirar é muito mais que um processo físico. Respirar corretamente produz prazer, alivia a ansiedade e nos permite viver melhor. Uma técnica muito comum é a de respiração abdominal. Com uma mão no peito e outra na barriga, respire fundo pelo nariz, garantindo que o diafragma (e não o peito) infle com ar suficiente para criar um estiramento nos pulmões. Fazer essa técnica antes da prova é essencial.

Praticar atividade física

Mesmo com a correria por estar em processo de Primeira Habilitação, além dos outros afazeres diários, separar algum tempo para a prática de atividade física pode ajudar muito. Não precisa ser muito, 40 minutos diários já faz uma grande diferença.  Levar uma vida diária saudável- isso também inclui a alimentação- pode ajudá-lo a ter um melhor desempenho nas horas de estudo.

Organização é a palavra-chave

Às vezes a sensação de nervosismo e ansiedade se dá por conta da falta de organização. Estabelecer uma rotina de horários e um cronograma de estudo pode facilitar a vida do candidato e propiciar uma melhora no aproveitamento do curso e da prova.  No dia da prova é muito importante organizar tudo com antecedência e não se atrasar. A pressa pode atrapalhar o seu desempenho.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *