Notícias

Sem categoria

Simulado da prova teórica do Detran/SP ultrapassa a marca de 54,8 milhões de acessos no portal 

Simulado da prova teórica do Detran/SP ultrapassa a marca de 54,8 milhões de acessos no portal
Foto: Divulgação Detran/SP

Veja aqui como acessar o simulado da prova teórica eletrônica do Detran/SP e testar seus conhecimentos!

O simulado da prova teórica eletrônica disponível no portal do Detran/SP ultrapassou a marca de 54,8 milhões de acessos de usuários que buscam testar seus conhecimentos na obtenção da primeira habilitação.

Desde que a ferramenta foi para o ar, em julho de 2012, até setembro de 2021, foram 54.881.705 acessos ao simulado que disponibiliza as mesmas questões aplicadas no dia da prova teórica.

Neste ano, de janeiro a setembro, por exemplo, foram feitos 2.664.201 simulados.

O banco de questões do Detran/SP é aberto e acessível a todos os candidatos por meio do simulado. Para responder as questões é necessário que os alunos possuam conhecimentos em direção defensiva, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito, mecânica e meio ambiente.

Tal como a prova do Detran/SP o teste é dividido em 30 questões objetivas, de múltipla escolha, com apenas uma resposta correta.


Teste seus conhecimentos nos simulados dos Detrans, clique aqui!


As perguntas são distribuídas proporcionalmente ao número de aulas de cada conteúdo no curso teórico. São 12 questões de legislação (incluindo infrações e sinalização), dez de direção defensiva, três de primeiros socorros, três de cidadania e meio ambiente e duas de mecânica básica. Para passar na prova, é preciso acertar pelo menos 70% das perguntas (ou seja, 21).

“Queremos garantir o conhecimento necessário para capacitar o motorista e consequentemente contribuir para um trânsito mais seguro. A dedicação ao aprendizado teórico, assim como ao das aulas práticas, reflete em um trânsito melhor”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran/SP.

O candidato pode estudar para a prova teórica de forma digital pelo portal do departamento. Bem como pelo aplicativo Simulado Detran/SP, disponível pelas plataformas Android e IOS.

Processo para tirar a CNH

A primeira etapa do processo para tirar a CNH é ser aprovado na avaliação psicológica. Depois disso no exame de aptidão física e mental que avalia a visão, bem como a força muscular, coração, pulmões e saúde mental.

Após aprovado nesses exames, o candidato passa por 45 horas/aula de curso teórico (hoje na possibilidade de modalidade remota, devido a pandemia). Dessa forma, se aprovado no exame teórico, começa as aulas práticas.

O curso prático deve ter obrigatoriamente, no mínimo, 20 horas/aula tanto para a categoria A (moto), como para a categoria B (carro). Após a conclusão do curso, o candidato faz a prova prática. Contudo, somente a aprovação em uma etapa permite fazer a seguinte.

Lembrando que o prazo para concluir o processo de habilitação continua suspenso por tempo indeterminado.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Detran/SP

Artigos Recomendados Para Você

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Politica de Privacidade.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']