
A Bloomberg Philanthropies anunciou hoje (09/10) os finalistas do Local Leaders Awards 2025, que reconhecem as melhores políticas, projetos ou programas liderados por autoridades locais que enfrentaram de forma eficaz as mudanças climáticas nos últimos três anos. Em parceria com o C40 Cities, o prêmio destaca o papel exemplar e fundamental de prefeitos, líderes locais, estados e regiões ao redor do mundo na aceleração do progresso climático global rumo à COP30.
As categorias do Local Leaders Awards 2025 estão alinhadas com as prioridades da presidência da COP30 – transição energética justa, adaptação, saúde pública e parcerias multilaterais poderosas – enfatizando soluções climáticas ousadas e voltadas para o futuro, em níveis local e regional.
As inscrições foram abertas a membros subnacionais do C40 Cities, da Frente Nacional de Prefeitos, do Global Covenant of Mayors, ICLEI, Under2, Climate Mayors, Regions4 e do Centro Brasil no Clima. Os 26 finalistas, selecionados entre mais de 160 inscrições de 45 países, demonstram liderança local eficaz e inovadora, capaz de reduzir a poluição urbana, melhorar a qualidade de vida e gerar oportunidades econômicas para o maior número de pessoas possível.
“As mudanças climáticas são um desafio global, mas soluções eficazes muitas vezes começam no nível local — onde grandes ideias podem surgir e se espalhar de cidade em cidade”, disse Michael R. Bloomberg, Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para Ambição e Soluções Climáticas e fundador da Bloomberg L.P. e da Bloomberg Philanthropies.
“Cada um desses finalistas está tomando ações ousadas para reduzir emissões, melhorar a saúde pública e impulsionar o crescimento econômico — demonstrando o quanto é possível avançar quando líderes trabalham juntos entre cidades, países e setores público e privado.”
O prêmio irá homenagear um vencedor brasileiro e um vencedor global em cada uma das seis categorias, destacando o papel fundamental dos governos locais em todo o mundo.
Os 26 finalistas são:
- Transição Energética e Construções Inteligentes – Reduzindo custos e emissões de carbono com energia limpa e design eficiente
- Boston, EUA: A Portaria de Redução e Divulgação de Emissões de Edifícios de Boston (BERDO) e seu Fundo de Investimento Equitativo em Emissões
- Chengdu, China: Energia limpa e edifícios verdes impulsionam a transição para uma economia de baixo carbono nas megacidades
- Johannesburg, África do Sul: Micro-redes solares em assentamentos informais de Joanesburgo
- Curitiba, Brasil: Curitiba Mais Energia
- Juiz de Fora, Brasil: Transforming Energy
- Transporte limpo e confiável – Transporte de pessoas e mercadorias em redes seguras e com baixas emissões
- Belize City, Belize: Projeto E-Mobility Pilot
- Jakarta, Indonesia: Promovendo a conectividade sustentável por meio de iniciativas de veículos elétricos e expansão da malha viária da Grande Jacarta
- Oslo, Noruega: Cidade pioneira no transporte pesado com zero emissões
- Belo Horizonte, Brasil: Bicicletas elétricas compartilhadas
- São Paulo, Brasil: Eletrificação da Frota de Ônibus de São Paulo — Programa Municipal Inovador de Aquisição e Financiamento
- Infraestruturas mais seguras para um mundo em transformação – Protegendo comunidades com sistemas resilientes e adequados às condições climáticas
- Beijing, China: Construindo um Centro Administrativo Municipal de Beijing Resiliente às Mudanças Climáticas
- Bogotá, Colombia: Revitalização urbana resiliente em Bogotá
- Rio de Janeiro, Brasil: Protocolo de resposta ao calor extremo
- Teresina, Brasil: Projeto Lagoa São Joaquim – Infraestrutura Verde e Resiliência Climática
- Cidades Saudáveis, Comunidades fortes –Melhorando a qualidade do ar, os espaços verdes e o bem-estar diário
- Paris, France: Paris Respire: Reimaginando a mobilidade e o espaço público para um ar mais limpo
- Sofia, Bulgária: O salto climático de Sofia para um ar mais limpo, vidas mais saudáveis e um futuro mais verde
- Barcarena, Brasil: Sistema Alimentar de Barcarena: Desenvolvimento Sustentável e Segurança Alimentar
- Fortaleza, Brasil: O Projeto Microparques Urbanos de Fortaleza
- Soluções Sustentáveis para resíduos – Reduzindo o desperdício, criando empregos e mantendo a poluição longe dos aterros sanitários
- Cerro Navia, Chile: Banco de alimentos de Cerro Navia
- Quezon City, Filipinas: Do lixo ao valor: o programa “Do lixo ao cashback” da cidade de Quezon
- Abaetetuba, Brasil: Complexo de Sustentabilidade do Município de Abaetetuba
- Salvador, Brasil: Recicla Capital
- O Poder da parceria – Cidades e regiões unidas para alcançar resultados climáticos em nível nacional
- Região de Iskandar, Malásia: Desafio Ecolife de Iskandar, Malásia
- Governo Escocês, Reino Unido: Código de Carbono Florestal e Restauração Florestal da Escócia
- Governo do Estado do Piauí, Brasil: ICMS Ecológico do Estado do Piauí
- Recife, Brasil: Jardins de filtragem
Anúncio
Dois vencedores em cada uma das seis categorias – um brasileiro e um internacional – serão anunciados no Fórum de Líderes Locais da COP30.
“Na COP30, somos inspirados pela liderança das cidades em todo o mundo”, afirmou Ana Toni, CEO da COP30. “Suas soluções inovadoras e seus compromissos demonstram que a ação local está no coração do progresso climático global e é essencial para nos ajudar a acelerar a implementação do Acordo de Paris. Juntos, esses finalistas mostram como esforços ousados e colaborativos podem transformar a vida das pessoas e das comunidades e acelerar nosso caminho rumo a uma economia de baixo carbono.”
“Parabéns a todas as cidades nomeadas como Finalistas do Local Leaders Awards 2025. Essas soluções são exemplos pioneiros de como líderes locais estão reduzindo drasticamente as emissões e fortalecendo a resiliência, ao mesmo tempo em que melhoram a vida cotidiana das pessoas”, disse Mark Watts, Diretor Executivo do C40 Cities.
“Enquanto nos preparamos para nos reunir no Brasil para a Cúpula Mundial de Prefeitos do C40 e a COP30, estamos muito satisfeitos que o prêmio destaque soluções inovadoras lideradas por autoridades locais no Brasil – desde acelerar a transição para energias renováveis até proteger os moradores dos impactos crescentes de ondas de calor extremas.”
Um júri distinto, composto por líderes globais e formuladores de políticas reconhecidos por seu trabalho impactante em inovação urbana, ação climática e serviço público, avaliará rigorosamente todos os projetos finalistas para selecionar os vencedores do prêmio.
O júri será composto por:
- Dan Ioschpe, Campeão de Alto Nível do Clima da COP30
- David Miller, Diretor-geral do Centro C40 ex-prefeito de Toronto
- Teresa Ribera, Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia para uma Transição Limpa, Justa e Competitiva
- Simon Stiell, Secretário Executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas
- Dr. Laurence Tubiana, CEO da Fundação Europeia para o Clima, Enviado Especial da COP30 para a Europa, reitor da Paris Climate School na Sciences Po, ex-embaixador da França para as Mudanças Climáticas e Representante Especial para a COP21, e representante de alto nível da ONU para a Ação Climática na COP22.
- Mark Watts, Executive Director of C40 Cities
- Antha Williams, Líder do Programa Ambiental da Bloomberg Philanthropies
Agora em sua nona edição, e anteriormente conhecido como Prêmio C40 Cities Bloomberg Philanthropies, o Local Leaders Awards celebra os projetos climáticos mais ambiciosos e inovadores que geram impacto mensurável. O prêmio reconhece realizações excepcionais, ao mesmo tempo em que apresenta soluções escaláveis e oferece aos finalistas uma plataforma para compartilhar as melhores práticas, inspirar ações e impulsionar o progresso em comunidades em todo o mundo. Os vencedores serão selecionados com base na eficácia com que conectam as políticas climáticas à vida cotidiana das pessoas e aceleram a implementação do Acordo de Paris.