Semáforos sonoros são instalados em 29 cruzamentos de Curitiba; veja quais são e como usar


Por Banda B

Atravessar um cruzamento movimentado costuma ser um desafio para pessoas com dificuldades de locomoção e deficientes visuais. Por isso, a prefeitura de Curitiba instalou, em 29 cruzamentos da cidade, semáforos sonoros para proporcionar mais segurança a esses grupos.

Os sinais estão concentrados principalmente na região central da cidade.
Foto: Levy Ferreira/SMCS.

Eles estão concentrados principalmente na região central da cidade, onde há maior circulação de pessoas. Agora, a Setran está expandindo esse serviço para os bairros. 

Os equipamentos contam com botoeiras que, ao serem acionadas, emitem sinais sonoros desde a abertura até o fim da  travessia para pedestres.

“O trânsito é de todos e para todos, por isso, buscamos desenvolver soluções para atender às necessidades de todos os curitibanos”, 

explica a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.

Como utilizar?

Para acionar o sinal sonoro do semáforo, o usuário deve pressionar o botão por cerca de três segundos, até sentir uma vibração. As instruções para a utilização do aparelho por cegos estão em braile, na parte de cima do equipamento.

O tempo de travessia pode ser prolongado se o pedestre tiver cartão-transporte de isento da Urbs, fornecido aos idosos e às pessoas com deficiência. Basta encostar o cartão de isento no equipamento e automaticamente o semáforo ficará aberto por mais tempo.

Para a travessia comum (sem tempo maior e sem sinal sonoro) basta pressionar o botão uma única vez, aguardar e atravessar quando o sinal estiver fechado.

O mais recente semáforo sonoro da cidade foi instalado no Alto Boqueirão, no cruzamento das ruas Francisco Derosso e Pioneiros, após um pedido feito por dois moradores cegos no programa de consultas públicas Fala Curitiba. Os equipamentos foram instalados por técnicos da Superintendência de Trânsito (Setran) no início de abril.

Cruzamentos com semáforos sonoros em Curitiba

Publicado primeiro por

Sair da versão mobile